[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 110, Issue 9

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Nov 11 02:09:27 PST 2013

Como tudo na vida, creio que TI deve buscar o equilíbrio entre 'tanto faz,
desde que funcione' e boas práticas. Não é aceitável que um 'gerente'
imponha prazos fundados na necessidade de velocidade de entrega do cliente,
sem negociar. Por outro lado, não é aceitável estourar prazos passados pela
própria TI, e dar como desculpa a aplicação de boas práticas, considerando
que, pouco ou nada, entrou no caminho para atrapalhar. Bom senso sempre
coube nesse tipo de discussão. Mas não podemos esquecer que, Infelizmente
ou felizmente, existe um troço chamado hierarquia.

E o que eu já cansei de ver acontecer, é que muito gerente babaca e/ou
incompetente ferra a equipe de TI com prazos, justamente porque não
consegue(igual ao Moisés :D ), e/ou não quer e/ou não é capaz de renegociar
esses prazos com o nível hierárquico igualmente composto de babacas
inescrupulosos.

Outra situação desagradável, é quando parte do projeto fica na mão de uma
fábrica de software terceirizada, para economizar com contratações
`desnecessárias`, que não consegue, sequer, seguir especificações. E o
gerente bundão simplesmente repassa a responsabilidade disso para a equipe
oficial, e ainda exige que a mesma cumpra o prazo que, obviamente, não tem
como serem cumprido. Mas terá que ser cumprido a qualquer custo, porque a
última coisa que esse cidadão quer, é subir até o líder dele e dizer que o
prazo terá que ser renegociado.

Isso acontece o tempo todo! Faz parte do desafio de se trabalhar com TI, e
acho difícil que mude. Minha opinião sobre isso é que se você não aguenta
esse tipo de coisa, talvez seja hora de procurar outro emprego, ou abrir o
seu próprio negócio.

Proost!

André Garcia Carneiro
Software Engineer