[SP-pm] Facebook Perl (2005)

Hernan Lopes hernanlopes at gmail.com
Sat Nov 2 11:43:09 PDT 2013

Provavelmente o perfeccionismo nem sempre anda em paralelo com eficiência.
No caso do código do facebook, talvez faltou outras pessoas tambem
re-utilizarem o código. Ao tentar fazer isso, com certeza alguem iria
questionar pq está daquele jeito(e não do jeito ideal) e com certeza seria
melhorado. Mas o mais importante, limpa ou não, é que a implementacão
estava feita... alguem sentou a bunda na cadeira e implementou... talvez
essa pessoa não sabia exatamente o quê e como queria aquilo, mas fez.
Enquanto isso em outras empresas, outros programadores( excelentes ou não
), emitiam (e continuam a emitir) mais opinião do que linha de código. E
outros, mais criticavam do que botavam a mão na massa. Pelo visto o código
do facebook foi feito por alguem que programava mais do que opinava, e
talvez por isso o facebook seja o facebook.

Por essas e outras eu gosto do mst, pois quando necessário ele critica, mas
sempre agrega para a evolucão do programador em questão. Ao mesmo tempo ele
botou a mão na massa e criou o dbix::class, catalyst e outros que muitas
pessoas usam. E essas pessoas talvez não contratariam o mst por que iriam
encontrar algum ponto negativo para criticar o código dele.