[SP-pm] Projeto em Catalyst muito interessante

Nilton OS jniltinho at gmail.com
Thu Sep 19 05:28:29 PDT 2013

Bom dia Solli, concordo com você, eu uso o Nagios em meus monitoramentos,
até tenho um Sistema que envia sms, salvou minha vida, já quem tem o nagios
pode dormir bem pois ele cuida do monitoramento da infra 24 horas por dia.

Mas o que seria melhor é usar o Nagios/Icinga sem o Apache como Servidor
HTTP, acho que com o Catalyst, poderia ser standalone, assim ficaria mais
simples a sua instalação e aumentaria o número de usuários.

Espero que esse projeto avance bem, pois já contribui com o Projeto do
NagiosQL, e como ele é muito antigo é estável e simples de administrar o
Nagios/Icinga.

Algumas coisas que utilizo em meu Ambiente, quem estiver interessado em uma
consultoria:

E-mail -> Zimbra, Postfix, Antispam (Regras em Perl em Backend)
Hospedagem -> ISPConfig3 customizado para OpenSUSE (Nginx, Apache2)
Sistema de Chamados -> OTRS (Feito em Perl)
CLOUD, Virtualização -> XenServer, PHPVirtualbox
Proxy, Firewall -> Untangle (Suporte IPV4 e IPV4), Interface muito bom e
simples via Web (VPN e muitas coisa)
Mikrotik (Para suporte a até 4 Links em Balance)

Alguns desses Sistemas acima já utilizo a mais de 5 anos e em vários
clientes, todos eles foi implementado por mim para diminuir o TCO de TI e
simplificar a administração por parte da TI, sei que hoje está muito
difícil de encontrar profissionais habilidosos de TI (Suporte, Sysadmin)
abaixo dos 30 anos.

Hoje estou em uma migração constante por sistemas Web de administração de
Servidores em particular Linux, pois estou notando que cada dia que passa
os estudantes estão cada vez sem base.
Prefiro pagar para alguém desenvolver um sistema ou Dashboard de
administração, do que deixar alguém mexer nos Servidores Linux na linha de
comando mesmo para coisas simples, competencia hoje é uma qualidade rara em
TI, pelo menos na minha área.

Para facilitar o desenvolvimento estou usando Mojo (Perl) e Flask (Python),
sinto uma forte queda por Flask pela simplicidade da linguagem (Gente
desculpe falar isso aqui)

Peço desculpas na mudança de foco desse post.

Solli sou autorizado e revenda de vários produtos Wireless/Mikrotik,
qualquer coisa falamos em off, caso você ou alguém precise de alguma coisa.
Não tenho muitas coisas em estoque pois o uso é mais interno (Pois a
Empresa é um Provedor de Internet para Empresas), mas tem sempre mais de 3
peças em estoque

Em 19 de setembro de 2013 08:22, Solli Honorio <shonorio em gmail.com>escreveu:

> Pessoal,
>
> Hoje descobri o http://www.thruk.org/index.html um projeto em Catalyst
> que é a interface do nagios, como acabei de descobrir ainda não tive tempo
> de analisar, mas estou bem empolgado para contribuir com este projeto.
>
> Como sysadmin, sempre estou a procura de sistemas de monitoramento e até
> hoje o Nagios é de longe o melhor. Ele é simples, robusto e muito rápido.
> Já testei Zabbix e Zenoss, por exemplo, e estes caras não são páreos para
> um Nagios.
>
> O ponto fraco do Nagios é a interface, e existem alternativas um pouco
> [...]

 *Nilton OS* | *DNA Linux a 15 anos* |
linuxpro.com.br<http://www.linuxpro.com.br>

*"Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos nas
mãos de um grande Deus."*