[SP-pm] DBIx::Class

Eden Cardim eden at insoli.de
Mon Sep 16 18:34:34 PDT 2013

> Concordo com todos os pontos, exceto o 1.4: DBI e DBIx::Class vão estar
> sujeitos ao mesmo problema. Eu não manjo muito de stored procedures em
> outros bancos, mas no Oracle consigo ter controle granular de transação,
> então não vejo este problema que você levanta.

Qual parte de *a depender do caso* não ficou clara? E não, tanto o DBI
quanto o DBIx::Class não excluem a possibilidade de se usar SPs, estou
repetindo isso durante a thread inteira e você insiste em trazer isso de
volta. Não é uma briga DBI vs SPs, a questão é que discutir sobre SPs com
quem ainda está cadastrando usuários é um exercício em futilidade.

Que bom que você se deu ao trabalho de ajudar os monges mais novos! É muito
> chato quando você escreve respostas achando que todos devem concordar com
> você sem um racional!

Não compreendo a tua retórica... 2 parágrafos atrás a reclamação era de
pedanteria, agora é transferência de ônus da prova? Quando as pessoas
apelam pra esse tipo de retórica inconsistente, geralmente é uma tentativa
de *vencer* a discussão e não de enriquecê-la.

> "In God we thrust: all others must bring data".

Pornografia já? Tem menores de idade, e o próprio deus, lendo ;)

>  2 - *se* (repito: *se*, condicional, ramificação) for constatado que
>>

> Eu não me lembro de ter dito para arrancar o DBIx::Class inteiro... onde
> foi que eu escrevi isto mesmo?

http://mail.pm.org/pipermail/saopaulo-pm/2013/020344.html
Pra ser mais exato: "Se você quiser ser realmente eficiente com o banco,
acho que vai ter que abandonar o DBIx::Class"

> Cache != Memcached
>
> Eu sei que todo mundo gosta do Memcached e acha bonito (eu incluso) mas
> para ter/usar cache existem N estratégias disponíveis...

Mas memcached foi espeficamente a solução que você recomendou... Agora que
você mudou o discurso pra cache genérico, eu concordo contigo,
genericamente.

Não, eu não lembrava mesmo do e-mail original do Solli. Fiquei com preguiça
> de procurar também. Mas realmente não te salva de fazer a consulta, exceto
> claro, se você capturar a exceção que o banco vai gerar quando tentar
> inserir o e-mail de novo.

Mas pô, você não lembra do email original, nem dos emails que você mandou,
nem dos que eu mandei... Agora quem tá com preguiça sou eu.

1 - Não é tão rápido assim (a resolução da pilha é particularmente

> Tem alguma referência que mostre isto? Eu não tenho a menor ideia mas
> gostaria de entender melhor.

O verbete sobre Exception Handling no wikipedia é uma boa introdução, mas
existem pré-requisitos de conhecimento que não cabem nessa thread, por isso
vai ficar como exercício ao leitor.

Isso é um pouco de ranço, não? Exceções é algo que sinto bastante falta no
> Perl simplesmente porque lidar com $@ é meio que um saco.

Não é, o $@ pode ser qualquer tipo de escalar, inclusive um objeto ou
coderef, o que permite que você implemente as mais diversas estratégias de
excessões (inclusive as detalhadas no verbete da wikipedia mencionado
acima). É verdade que não tem um sistema específico pré-implementado
"out-of-the-box", mas com o mesmo volume sintático você consegue obter
níveis de expressividade similares ao do Java. Mas é verdade que é uma
questão particular minha não gostar de excessões, não por "ranço" (seja lá
o que isso signifique nesse contexto) mas porque na minha visão elas são um
convite pra violação do princípio de menor conhecimento (também conhecido
como Law of demeter) e toda a super-engenharia que acompanha e foi
demonstrada nessa thread.

> 1 - É difícil ter desempenho superior sem sacrificar alguma coisa, como
> abstração ao banco de dados. Geralmente uma solução híbrida funciona melhor
> do que tentar procurar pela bala da prata.

Geralmente "solução híbrida" é expressão sinônima de "super-engenharia".

> 2 - Não quero mais saber desta thread. O Solli que "se vire", vou ler a
> thread sobre "o melhor dos melhores do mundo" que está mais divertida.

Ah, mas que mal humor... Se você aparecer no próximo ES te pago uma cerveja
de qualidade pra ver se melhora. ;)