[SP-pm] DBIx::Class

Marcelo Milhomem milhomem at is4web.com.br
Sat Sep 14 08:13:37 PDT 2013

Você está certo quando pensa em apenas inserir e tratar o erro. Sua
programação será melhor se ela tratar os erros, pois eles vão acontecer
de uma forma ou de outra. Não acho que esteja vivendo perigosamente, mas
sim vivendo com segurança e confiança, pois você protegeu os dados no
próprio banco de dados que não deixará inserir dados duplicados, é muito
mais seguro o banco te falar que tem coisa errada do que você controlar
isso por programação e deixar o banco sem regras.

Na minha opinião você terá um ganho talvez mais com a rede do que com o
IO do banco, mas sim, concordo com você é menos uma operação por
inserção de dados no seu sistema.

Abraços,
Marcelo Milhomem
www.is4web.com