[SP-pm] [OT] Layout HTML/CSS (era "Como anda o PerlPro?")

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Tue Sep 10 10:18:07 PDT 2013

Vish Marcio,

vou responder por cima, cada ponto, até onde sei.

2013/9/10 Marcio - Google <marciorp at gmail.com>

> Mongers, desculpem o off-topic!
>
> Como vi que tem membros que dominam o assunto e o pessoal aqui é muito
> colaborativo, resolvi perguntar.
>
> Não entendo nada de HTML, layout de sites e etc. Estou precisando fazer
> algumas coisas, projetos pessoais, e vou ter que fazer a parte visual, ou
> melhor dizendo, o front-end. De preferência, independente da linguagem.

Para fazer o layout, geralmente, você não precisa de nenhuma linguagem,
porem, geralmente utiliza-se ou um wrapper (um arquivo completo, e dentro
uma marcação para inserção do conteudo) ou um jeito mais 'phptizado',
dois arquivos (tipo header.php e footer.php) e ai no arquivo das páginas em
sí, manda incluir.

o html não suporta isso por padrão, o servidor que tem que fazer esse
trabalho de juntar os arquivos.

> Bom, por onde começo? rsrsrs
>
> Vi que o André fez o layout como uma imagem, e eu particularmente gostei
> bastante.

eu *acho* que não foi o andre que fez, mas ele esta usando as imagens como
referencia para criar o html.

> Como se faz essa imagem? Tem algo mais especifico e simples que o
> Photoshop da vida?

eu acho que photoshop é o padrão. tinha/tem o Fireworks CS6, que é focado
em web.

Depois como converte-se ela em HTML/CSS? É na unha ou tem algo automatizado?

Até deve exitir essas ferramentas, mas o código final deve ser horrivel!

> E finalmente, como esse front-end interage com Perl?

Bom, geralmente, as informações são enviadas para o backend por formularios
ou AJAXs.

um <form method="post" action="/url/no/servidor"> envia os dados que estão
nos inputs, (exemplo, <input type="hidden" name="foobar" value="123"/> ) no
formato url-encoded, e ai o servidor também tem que se virar pra ler.

> Tem um membro que postou um link de um projeto dele, que o front-end web
> era muito bom. Pareci um app winforms. Infelizmente não achei a mensagem.

eu acho que você esta falando do Eduardow,
https://www.facebook.com/groups/195216390589070/

Isso é um framework JS, você escreve na estrutura dele, ele cria a magica.

> Qualquer dica é bem vinda

eu gosto de old speckled hen :)

--
Saravá,