[SP-pm] Duvida como usar CatalystX::AuthenCookie

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Tue Jul 23 03:35:05 PDT 2013

Em 23 de julho de 2013 11:59, Daniel Mantovani
<daniel.oliveira.mantovani em gmail.com> escreveu:
> O Catalyst já oferece toda estrutura MVC ao programador e as extensões do
> Catalyst seguem o mesmo modelo. É muito mais intuitivo usar um framework que
> te define um modelo de programação do que deixar a critério do programador.
> Inclusive, um dos grandes problemas em engenharia de software é fazer com
> que os engenheiros sigam o mesmo modelo em um determinado software.

Eu concordo que o Catalyst tem um modelo extremamente sofisticado, e
te estimula (para não dizer "força") a seguir um determinado modelo.

Uma das coisas que eu gosto do Mojolicious é que ele "sai da sua frente".

Você não precisa seguir o modelo do framework; o framework está lá
para te servir, e não o contrário.

> No
> Catalyst isso acaba tornando-se natural, e a manutenção acaba sendo menos
> custosa.

Para saber isso precisarísmos comparar dois projetos semelhantes
desenvolvidos nos dois frameworks.

> Como qualquer coisa nova, precisamos parar e ler. O Catalyst
> oferece uma documentação completa e com exemplos.

Incluindo um tutorial de *10 capítulos* para ensinar a fazer uma
aplicação simples...

O Mojolicious tem um tutorial de uma única página que começa no "Hello
World", passa por routing, templates, sessions, file uploads,
testing...

> Esse argumento de ser "fácil" e "rápido" é o mesmo argumento que o pessoal
> do PHP usa, e no final pela linguagem não ter uma série de features os
> códigos acabam se tornando obscuros por mais que o programador use Design
> Patterns.

Eu conheço mais projetos web bem-sucedidos que começaram com PHP do
que em Java: Twitter e Facebook, para citar dois casos.

O PHP permite que você teste o conceito, e, se ele der certo, você
pode migrar depois para um framework mais apropriado.

O Java (para usar suas próprias palavras) "define um modelo de
programação" ao invés de "deixar a critério do programador". Ele
supostamente resolve "um dos grandes problemas em engenharia de
software", que é "fazer com que os engenheiros sigam o mesmo modelo em
um determinado software".

O Mojolicious traz a simplicidade do PHP para Perl, de maneira mais
integrada e elegante, sem abrir mão de características essenciais da
linguagem, como DWIM e TIMTOWTDI.