[SP-pm] Automatizando consulta IBM com Perl ou Expect

Marcio - Google marciorp at gmail.com
Thu Mar 7 15:33:35 PST 2013

Frederico,

Gostaria de entender como é seu acesso. Eu tivesse esse mesmo caso, parei
por problemas de saúde e por que agora parece que o cliente vai meter o pé
na bunda da IBM de vez, aleluia! Graças a maravilhosa politica comercial
deles.

Antes que me critiquem, quando era gente e não tava preso a uma cama, vendi
mais hardware IBM que muita revenda de ponta, e nunca escutei um obrigado,
mesmo assim sempre fui um defensor. Só que o tempo passa e a gente começa a
encher o saco desses processos engessados da IBM, dessas caixas-prestas e
dessa história de acharem que estão em um pedestal.

Bom, no meu caso eu não tinha cooperação nenhuma da área de Mainframe, eu
era simplesmente mais um usuário que abria uma sessão com o Extra! no
Windows, digitava usuário e senha e caia em uma aplicação, onde eu navegava
através dos menus, colocava o cursor em determinadas posições que
correspondiam aos campos de entrada de dados, imputava strings e recortava
áreas da tela com as informações que precisava, etc. Nada de troca de
arquivos, socket e etc.

Então basicamente eu tinha que simular a interação humana com o terminal, e
tinha que ser em Linux console ... muito legal!
A única coisa que achei foi o s3270 e a ajuda do pessoal aqui, que diga-se
de passagem foi bem paciente comigo e ajudo bastante. Evolui muito pouco
porque logo parei, espero não precisar retomar, mais comecei com os
exemplos que vem junto com o próprio s3270, e sugiro que faça o mesmo.

Se o seu caso for como o meu (simular interação humana), nós exemplos dele
tem tudo que precisa para começar, e só ler e executar os exemplos. A
partir dai vai postando as dúvidas que o pessoal vai ajudando.

Se não for o caso, você está no paraíso ... :-) ... será só alinhar com o
pessoal responsável pelo Mainframe como vocês vão trocar as informações.

[...]´s

Marcio