[SP-pm] CPAN instala apenas para root

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Wed Feb 27 10:44:38 PST 2013

Não é uma boa prática instalar módulos do CPAN como root, para todos os
usuários, em especial módulos que tem pacotes. É para isso que serve uma
distribuição, para garantir/esforçar-se para que todos os pacotes funcionem
bem uns com os outros.

Eu prefiro instalar módulos via pacote Debian e, quando necessário, usar a
local::lib como um usuário comum para instalar pacotes que não estão
disponiveis na distribuição. Isso pelo fato de que ao instalar um módulo
que não tem pacote, sua instalação pode requerer a atualização de pacotes
que estão empacotados, cuja atualização pode quebrar uma aplicação
existente, até mesmo uma aplicação de sistema. Enfim, é mais simples não
«bulir» com o Perl do SO.

Se vocẽ instalar a local::lib apontando para um diretório compartilhado
(rw) com todos os usuaŕios e todos os usuários forem configurados (via
.bashrc/.bash_profile) para usar esse mesmo diretório, então quando você
instalar um pacote em qualquer dos usuários ele vai instalar para todos.
Por outro lado, você pode criá-lo com um compartilhamento (ro) e apenas um
usuário, um usuário chamado cpanm, por exemplo, poderá atualizá-los, como
acontece com o root.

Algo como /home/cpanm/perl5/ como a local::lib de todos os seus usuários.

Em 27 de fevereiro de 2013 15:37, Rafael Giusti <rfgiusti em gmail.com>escreveu:

> Sim, imediatamente após iniciar a thread eu encontrei os pacotes e fiz a
> instalação. Mas estou habituado a instalar módulos através do CPAN shell.
> Sempre me pareceu mais "correto". E se eu precisar de um pacote que está
> disponível no CPAN, mas não no repositório da distribuição?
>
> --
> Rafael Giusti
> Laboratório de Inteligência Computacional - LABIC
> Universidade de São Paulo - USP

Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant
Media, UFC/2006; Telecom, IFCE/1998