[SP-pm] Por que existimos ? [Era: Equinócio 2013]

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Mon Feb 18 06:04:32 PST 2013

Ulisses,

Até onde sei a mensagem de cada pessoa é uma mensagem sua (assinada) e não
da São Paulo Perl Mongers. Eu entendo que algumas pessoas estão a se
prejudicar recorrentemente pelo conteúdo e pela forma das mensagens
postadas na lista. Mensagens em nome da comunidade tem de ser
explicitamente assim assinadas e eu acredito que poucas pessoas tem
respaldo para falar em nome da SPPM além do líder formal.

Uma equipe de moderação poderia atuar com o objetivo de evitar ou frear
determinadas discussões, principalmente para proteger profissionais que
estejam vivendo um momento um tanto «nervoso» de si mesmos, muito mais do
que proteger a lista ou a comunidade. Isso é algo que podemos rever, mas é
muito melhor educar do que policiar.

Considero nociva a comparação ou a competição entre as comunidades do Rio e
de São Paulo, principalmente pelo fato de que ambas muitos membros de ambas
as comunidades contribuem com os projetos de ambas as comunidades. Claro
que muda quem está conduzindo o processo e eu preferiria —e acredito que
outras pessoas da São Paulo e da Rio também assim prefeririam— evitar
qualquer competição, pois o espírito deve ser de cooperação e não de
competição!

TODOS TEMOS DEFEITOS! TODOS FALHAMOS!

E todos crescemos com as contribuições dos demais colegas! Sejam artigos,
seja ajuda na realização de um evento, seja patrocínio, seja contribuição
com código, seja pagar ou adiantar um designer na confecção de um layout,
seja com o reconhecimento de que algo é bem feito.

Reforço negativo FUNCIONA. Reforço negativo não é o mesmo que
punição. Reforço positivo FUNCIONA muito mais.  Punição é o menos efetivo
dos mecanismos.

Melhor seria elogiar e somar esforço ao que considera bom e ignorar o que
considera ruim.

Agora, o que não vai tornar o «ambiente melhor», com toda a certeza, é cada
vez que o grupo se encaminhar para virar a página e começar a tocar o
futuro, chegar alguém para para puxar o grupo de novo para baixo. O melhor
jeito de fazer a diferença é ajudando a fazer melhor!

Considera a recepção dos novatos ruins? Procure recebê-los melhor, gasta um
tempo tirando dúvidas simples na lista e no IRC, recomenda aos funcionários
que gastem 20min por dia respondendo dúvidas de usuários… Há tantas formas
de melhorar a recepção aos novados, é só escolher alguma! Certamente
criticando as pessoas que estão a fazer o que pensam ser o melhor não vai
tornar a recepção aos novatos melhor.

Abraços,

Em 18 de fevereiro de 2013 10:36, <ulisses em ibiz.com.br> escreveu:

> Thiago, bom dia.
>
> Quero deixar claro que a atuação, EM OUTROS aspectos de SP,  é exemplar.
>
> Eventos técnicos, agitos, exportar a comunidade para a midia, trazendo
> jornalistas, criando 'massa', discussões junto a outros setores da
> sociedade, tudo isso é 10. Mas não estou falando disso.
>
> Agora temos que convir que a LISTA SP-PM (eu falei lista) não é tão
> competente assim (como dito acima) no quesito contato social, acolhimento,
> postura e relacionamento.
>
> Acho que passa pela boa vontade e DO SE SENTIR PARTE de um ser vivo que é
> [...]

Leonardo Ruoso
Journalist, Perl developer and business consultant
Media, UFC/2006; Telecom, IFCE/1998