[SP-pm] OMFG

ulisses at ibiz.com.br ulisses at ibiz.com.br
Mon Jan 14 06:01:20 PST 2013

concordo.

aqui usarmos Perl para o core de nossas apps/serviços mas é pq eu assim escolhi; adoro Perl e com ele me sinto confortável.

a pouco tempo, qdo precisamos de uma ferramenta mais ‘enterprise-ready’ (dentro de nossas circunstanciais necessidades) só encontramos em Java. E pro Java nós fomos, sem dó nem culpa.

Pra onde vc olha, independente da sua necessidade tem algo em Java, praticamente pronto para uso.
Falo em uso para empresas. Isso para um empreendedor é considerado ‘mercado’.

Um desenvolvedor poderia ter outra idéia. Se tem emprego para Perl, tem mercado para Perl e é grande pela falta de profissionais.
Falta de profissionais pode não ser um bom sinal. Cobol tb tem falta de profissionais, acredito eu.

Experts em negócios preferem coisas mais ‘prontas’ para suas empresas (Apache Software Foundation, p.exe).

[não precisamos entrar nessa seara sem fim do que seriam coisas ‘mais prontas’, dado que existe o CPAN; falo além do CPAN, falo em soluções e não em módulos].

Penso que o  ‘mercado’ de Perl está relacionado ao tamanho dos Perl maníacos - no bom bom e mal sentido - e qdo eles é que tomam as decisões, Perl pode vingar, como ocorreu aqui na empresa.

O mercado dos não hackers (decisores, empreendedores, não técnicos) preferem outras linguagens e ferramentas.
Mesmo gigantes da tecnologia preferem Python, Ruby e usam Perl como acessório e não investem milhões em cima dele não.
Startups de peso (já postei aqui) usam outras linguagem no core.
Claro, existem casos mas não é maioria e nem afetam estatisticamente o ‘mercado’.

O mercado de Perl é grande? Sim é, mas os outros estão se tornando gigantes e recebendo mais atenção ‘do mercado’, queiramos ou não.

Perl está indo prum beco sem saída? Perdeu a  capacidade de expansão ou se sem encontra ‘em manutenção’ do território já conquistado?
Pensem relativamente e não em termos absolutos. Compararem com os outros.

Sou fã de Perl e uso óculos, miopia não, astigmatismo.