[SP-pm] OMFG

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Mon Jan 14 02:00:34 PST 2013

Senhores,

Se vocês trabalham com Perl entendem que em Perl é formado por uma
comunidade ativa de desenvolvedores e usuários (da linguagem). Se vocês
trabalham com Perl é pelo fato de que há mercado para vocês trabalharem com
Perl. Se vocês não trabalham com Perl entendam que não há mercado —ou
talvez haja mercados melhores— para vocês trabalharem especificamente com
Perl. Em nenhum dos casos isso se transforma em uma verdade universal ou
mesmo brasileira.

No meu mercado, quem escolhe a linguagem é a solução e se for uma escolha
arbitrária sou eu. No meu mercado integração é realizada por SOAP e
diferentes empresas usam diferentes linguagem para implementar suas
soluções. No meu mercado há oferta de trabalho, a remuneração é
interessante *para mim* e há novos desenvolvedores aprendendo Perl.

No meu mercado as duas outras linguagens com muita demanda de pessoal são
Java, PHP e Cx (C++, C#, Ojective C e C), mas eu entendo que há muitas
outras linguagens em uso por muita gente. Lua deveria estar no radar de
quem quer ganhar dinheiro, digo isso apenas por dois espaços ricos em
oportunidades: Aparelhos de TV e mod_security (Websites públicos).

Eu vejo produtos novos, relevantes, brasileiros, desenvolvidos em Perl,
cuja oferta normalmente é SaaS. Eu vejo uma comunidade Perl com membros
prósperos e felizes e, acreditem, melhor capacitados tanto em «Engenharia
um apelo acadêmico muito mais forte, como Java. Na verdade a comunidade
Perl só se compara, das que eu tenho vivência, com a comunidade C (assim
mesmo, sem nenhum adendo).

Cuidado com os gráficos de crescimento de linguagem, eles servem para
avaliar tendências e não presença. Todas as linguagens grandes vão aparecer
É muito difícil continuar ganhando participação de mercado quando você já é
muito usado. Novas linguagens —ou linguagens redescobertas— aparecem com
destaque nesses gráficos pelo fato de que elas não tinham uma base
relevante. Não confiem em análise estatística de pessoas que vocês não
sabem se entendem os conceitos mínimos de estatística.

Logo, entenda, não ter emprego para VOCÊ não significa que não tem emprego
para outros. Não haver presença no SEU MERCADO não significa que não exista
para outros. Uma coisa é certa: a demanda por profissionais é maior que a
oferta. Esse desequilíbrio, sim, «incomoda» o mercado, mas, em última
instância, é POSITIVO para o desenvolvedor Perl.

Abraços,