[SP-pm] OMFG

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Sun Jan 13 16:09:12 PST 2013

On Sun, Jan 13, 2013 at 1:54 AM, Tiago Peczenyj
<tiago.peczenyj at gmail.com> wrote:
> E eu achava que ja tinha visto de tudo
>
> https://speakerdeck.com/stevan_little/perl-is-not-dead-it-is-a-dead-end
>
> https://github.com/stevan/moe

Gostei bastante dos slides. Ele fala algumas coisas muito pertinentes
sobre essa "bolha" que existe no mundo Perl.
Perl tem muitas coisas muito melhores que outras linguagens, mas
outras linguagens também têm algumas coisas muito melhores do que
Perl.

Pelo que eu entendi dos slides, ele não sugeriu que Perl se tornasse
fortemente tipada, apenas sugeriu algo básico que são assinaturas
definidas para métodos (que poderiam ser estilo JavaScript, ou seja,
os parâmetros são opcionais - você continua tendo a flexibilidade nos
casos que precisa). Ou seja, você continuaria tendo os hacks, se
quisesse.

O exemplo de threads é outra coisa clássica. Quem está acostumado a
pensar com o mindset de Perl não faz idéia do quanto ter threads
minimamente decentes facilita a vida em diversas situações - mesmo que
seja algo tosco como os threads de Ruby na implementação padrão (MRI)
onde existe uma lock global e só um thread executa simultaneamente. Já
é bem melhor que os threads que temos em Perl.

O outro ponto interessante é conseguir fazer com que Perl rode em
outras máquinas virtuais. Java é um lixo de linguagem, IMHO, mas a JVM
é bastante otimizada hoje em dia. Seria interessante um Perl 5 capaz
de rodar sob a JVM ou alguma outra máquina virtual com compilação JIT.

Python sofre de miopia e excesso de conservadorismo e a comunidade
Ruby parece que é composta por um bando de adolescentes disléxicos -
sai um bando de coisa legal, um bando de lixo e só $deity sabe se sua
aplicação que funciona perfeitamente na versão 0.8.5 vai continuar
funcionando com a versão 0.8.6 da mesma Gem, uma vez que
retro-compatibilidade é um conceito alienígena por lá.

Particularmente, eu acho que faria bem ao mundo das linguagens de
programação uma evolução de Perl 5 que não fosse Perl 6, com as
características que ele descreveu. Porque me parece que conseguiria
juntar os pontos fortes originais de Perl 5, com o aprendizado da
última década proveniente de outras linguagens dinâmicas, sem esperar
pelo messias Perl 6 sair do buraco (que eu nem sou tão fã assim).

-Nilson