[SP-pm] Curso Perl+Moose+UML Módulo 2 no ar

Thiago Glauco thiagoglauco at ticursos.net
Tue Nov 27 11:32:56 PST 2012

Em Seg, 2012-11-26 às 14:53 +0100, Nelson Ferraz escreveu:
> Thiago,

Antes de mais nada, muito obrigado Nelson pelo feedback construtivo. Vou
adicionar metodologias ágeis aos textos. Seguem meus
comentários/justificativas.

> Eu dei uma olhada no curso, mas achei estranho... as duas primeiras
> aulas nao tem nada de Perl!
Não, ainda não têm mesmo. Como muitas pessoas que começam a trabalhar
com Perl nascem da área de Administração de Sistemas ou mesmo não têm
nível superior na área de desenvolvimento, conceitos como SDLC, UML e
Análise Orientada a Objeto são desconhecidos.

> Ou melhor, tem apenas uma listagem, que corresponde `a primeira pagina
> do Moose::Cookbook, mas voce nem chega a discutir o codigo. E' muito
> pouco para um curso que deveria ser de Perl e Moose!
O código Perl + Moose vai aparecer no Cáp. 4, depois dos use case.

> Na verdade, o curso parece ser sobre UML, com enfase em uma
> metodologia de desenvolvimento dos anos 90. E a sua bibliografia e'
> majoritariamente sobre UML, OO e Java, com apenas 2 livros sobre Perl.
A bibliografia Java é para termos uma linguagem de comparação. Muito se
fala: O OOP do Java é melhor que o Perl, o Python é melhor que o Perl
por que é organizada... Quero fazer os mesmos artefatos que estes livros
fizeram com Java em Perl para levar o leitor a comparar as linguagens de
forma séria. Não por uma questão de "Guerra de linguagens".

Existem milhões de livros sobre: Programação Orientada a Objetos com
Java; Engenharia de Software com C++... etc... Por que a comunidade não
pode ter o mesmo só que usando o Perl?

Quero unir, em idioma tupiniquim, o que se aprende na faculdade com Java
ou C++ e mostrar o mesmo em Perl.

> Nao acho correto, nesse momento, chamar o curso de "Perl+Moose+UML".
> E' "UML" e olhe la'!
Ainda é UML.

> Mais um ponto: se voce quiser falar sobre metodologia de
> desenvolvimento, eu recomendaria ler alguma coisa sobre Extreme
> Programming (XP), que e' um metodo muito mais proximo do que fazemos
> hoje do que aquilo que voce descreveu nos dois primeiros capitulos.
Depois de consolidar a analise orientada a Objeto vou falar de
programaçã ágil, prometo (obrigado pela dica). Mas XP não é a salvação
do mundo do software.