[SP-pm] Curso Perl+Moose+UML Módulo 2 no ar

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Mon Nov 26 05:53:16 PST 2012

Thiago,

Eu dei uma olhada no curso, mas achei estranho... as duas primeiras aulas
nao tem nada de Perl!

Ou melhor, tem apenas uma listagem, que corresponde `a primeira pagina do
Moose::Cookbook, mas voce nem chega a discutir o codigo. E' muito pouco
para um curso que deveria ser de Perl e Moose!

Na verdade, o curso parece ser sobre UML, com enfase em uma metodologia de
desenvolvimento dos anos 90. E a sua bibliografia e' majoritariamente sobre
UML, OO e Java, com apenas 2 livros sobre Perl.

Nao acho correto, nesse momento, chamar o curso de "Perl+Moose+UML". E'
"UML" e olhe la'!

Mais um ponto: se voce quiser falar sobre metodologia de desenvolvimento,
eu recomendaria ler alguma coisa sobre Extreme Programming (XP), que e' um
metodo muito mais proximo do que fazemos hoje do que aquilo que voce
descreveu nos dois primeiros capitulos.

Leia "Extreme Programming Explained: Embrace Change", de Kent Beck, mas nao
coloque nada disso no seu texto -- concentre-se em Perl e Moose! :)

"Talk is cheap. Show me the code." -- Linus Torvalds

Nelson Ferraz