[SP-pm] Perl (novata)

Wagner Arbex arbex at arbex.pro.br
Tue Nov 20 10:03:35 PST 2012

Olá, Rebeca;

Bom saber que vc vai trabalhar com bioinformática e tb é bom saber que vc
já pensa em aplicar Perl à probs de bioinformática, pois é uma ótima
linguagem para essa finalidade - aliás, é uma ótima linguagem e ponto final.

Me parece que vc está em SP e não sei a sua possibilidade de deslocamento,
mas, provavelmente, será oferecido na UFMG um curso de Perl para
bioinformática, acho que em dezembro. Quem vai ministrar o curso é uma
aluna de doutorado da UFMG, que se chama Mainá Bitar (cc), e, pelo que sei,
conhece como poucos a aplicação de Perl na área de biologia. Ela já deu
esse curso em outra oportunidade e, pelo seu doutorado, sei que aplica Perl
em bioinformática na prática. Até onde sei, esse curso é aberto,
independente do interessado ser aluno da UFMG.

Além disso, na UFV, no mês de fevereiro será oferecida a disciplina Métodos
Computacionais e Estatísticos em Bioinformática, no programa de
pós-graduação em estatística. Sei que os alunos do programa de
pós-graduação de genética e melhoramento da UFV tb devem fazer essa
disciplina, mas, não sei dizer se esse curso será aberto a qq interessado
ou se será restrito aos alunos desses dois programas. Quem vai lecionar
essa disciplina sou eu :) e o que será tratado em métodos computacionais é
Perl aplicado a bioinformática.

Como o Leprevost já disse, é difícil achar bons cursos de bioinformática -
apesar de eu achar que esses dois que citei são bons :) mas o prob maior -
como o Leprevost tb disse - trata-se do fato da área ser muito ampla.
Assim, em geral, alguém que saiba bem bioinformática e suas aplicações em
Perl, pode ser bom em apenas uma parte do campo de aplicações.

[]s e se precisar de mais infs, faça contato.

PS: salvo engano, tem um colega da lista que trabalha com bioinfo na UFV.

2012/11/19 Felipe Leprevost <leprevostfv at gmail.com>

>  Olá Rebeca,
>
> Seja bem vinda, espero que esteja gostando da linguagem, ela é no mínimo
> fascinante.
> Como o Leonardo falou trabalho com Bioinformática, mais especificamente
> com Proteômica computacional. Infelizmente não há bons cursos e tutoriais
> on-line que possam lhe aprofundar na área, bioinfo é uma área muito ampla e
> tudo depende no assunto que você deseja se especializar.
>
> Sobre a linguagem em si, pessoalmente lhe aconselho a manter contato com
> a(s) comunidade(s) e com a literatura associada a ela.

> [...]

   Wagner Arbex, DSc
   Bioinformática e modelagem matemática e computacional de biossistemas

   http://www.arbex.pro.br/