[SP-pm] Kafeka e User Story Mapping

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Sat Jul 28 15:33:43 PDT 2012

Pessoal,

Eu estou preparando um material sobre User Story Mapping, pro
equinócio, que é uma discussão que, idealmente, na construção de
um sistema, acontece antes do "'bora implementar!". É uma técnica
de UX, em que você parte de Personas (é o mesmo conceito usado em
IHC) para caracterizar o que você sabe (ou suas hipóteses) sobre
os usuários, e desenvolve um mapa -- o tal User Story Map -- que
também é uma narrativa da experiência que você quer oferecer.

Falando assim parece pouca coisa, mas é uma ferramenta poderosa.
Só depois de montar o User Story Map do Perspeck que eu entendi o
que estava -- a meses -- construindo. Foi até impressionado com
isso que eu passei a estudar a sério UX, Usabilidade e acompanhar
a discussão de UCD. Outros dois aqui da comunidade com quem
conduzi esse processo, Solli (emoldure.me) e Thiago Rondon
(b-datum.com) podem confirmar que vale a pena! Rola uma clareza e
senso de visão do conjunto da obra que são fora-de-série! (O
buzzword da "cena" de startup para isso é "product discovery")

Então pergunto:

O que vocês acham de conduzirmos esse processo no Kafeka, antes
de começarmos a amarrar decisões sobre a app? Faz sentido?
Overkill?

Eu penso que faríamos uma conferência no skype ou via google
hangout, mas se isso for complicar, podemos ter conversas mais
pontuais, ou aqui no grupo, aí eu traria uma proposta de User
Story Map pro grupo, e a gente poderia iterar isso algumas vezes.
Obviamente, prefiro a primeira alternativa, até porque as
discussões via email ou IRC demandam um investimento de tempo
alto, e às vezes têm o mesmo retorno que uma conversa por voz, de
20 minutos, teria..

Por que estou procurando essa "encrenca"? rsrs É porque escrever
um artigo discutindo a técnica E ao mesmo tempo mostrando como
ela foi aplicada, na prática, é muito mais bacana!

Abraço,

Nuba Princigalli
--
Nuba R. Princigalli  nuba em pauleira.com  http://pauleira.com  @nprincigalli
Discipline is not an end in itself, just a means to an end. - King Crimson