[SP-pm] Frameworks Web etc.

leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Thu Jul 19 06:39:40 PDT 2012

Em 19 de julho de 2012 10:22, Eden Cardim <eden em insoli.de> escreveu:

>     Leonardo> O que vejo nos produtos acabados é a necessidade de um
>     Leonardo> tempo enorme de maturação.
>
> Não dá tempo de maturar, os advogados da simplicidade mudam tudo antes
> de chegar nesse ponto.

Pode ter algo mais simples do que fazer:

 aptitude --with-recommends install rt4-apache2 rt4-clients
rt4-db-postgresql rt4-authexternalauth

 # Talvez seja possível ganhar a vida ou montar uma empresa especializada
em consultoria sobre o RT em qualquer qualquer cidade com mais de meio
milhão de habitantes

ou

 aptitude --with-recommends install interchange

 # Eu nunca o utilizei, mas já vi muita gente perguntando aqui na lista
sobre e-commerce em Perl. Será possível que um produto que existe há anos e
que tem até pacote Debian não dê conta de um e-commerce para vender tablet
importados da China?

 ou

 aptitude --with-recommends install movabletype-opensource # que acabo de
ver é a versão 5.1 no wheezy

 # A grande desvantagem do Movable Type hoje é a ausência do language-pack
para pt_BR, principalmente para a administração, já que os templates seriam
personalizados em qualquer projeto mais ou menos, mas é sério que não tem
ninguém na comunidade Perl do Brasil que trabalhe com websites?

Vamos la pessoal, o que é mais simples do que isso mesmo? Sério que pode
ser mais simples que isso? O db-config entrega o produto configurado e
rodando para você com «next, next, next» na melhor tradição MS Windows de
instaladores…

consiga resolver todos os problemas com uma instalação OOTB, não é?

E o MT5, o RT e o Interchange tem o melhor dos mundos. São app Open Source
com suporte comercial. Ao contrário do que pode parecer por aqui. Suporte
comercial é «tudo de bom», pois muitas vezes a gente ganha mais dinheiro
«administrando» uma solução do que implementando tudo com as próprias mãos!

E eu estou sempre acompanhando o pessoal falar que instalar módulos da CPAN
é muito difícil, mas caramba, neguinho tem de usar sempre código
experimental? Não pode montar a aplicação para rodar com os módulos que
estão na versão estável do Debian ou do Ubuntu? Será possível que todo
mundo aqui está trabalhando com requisitos super sofisticados? Será que não
dá para instalar a «última versão» só de um ou dois pacotes da CPAN? Tudo
mundo precisa usar o Perl Brew para vender calcinha do Brás na internet?