[SP-pm] Apache Lucy

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Wed Jul 18 19:10:24 PDT 2012

Apenas um pequeno esclarecimento.

2012/7/18 Eden Cardim <eden em insoli.de>

> writes:

[...]

> [...]
> pra jvm. Tem muita gente que sabe java, groovy, ruby etc. Mas jvm mesmo,
> acho que são poucas. Mesmo assim, não gosto e não confio em tecnologia
> vinda de grandes corporações, já que você fica dependente deles
> comercialmente (vide o susto que o pessoal do java e do mysql levou
> quando a sun foi comprada pela oracle). Mas daí é uma preferência
> arbitrária minha ( e, aparentemente, do Eike Batista também:
> http://www.youtube.com/watch?v=ppPvNXP65KQ ), mas sim, boa parte do
> mundo gosta de ser apadrinhado por corporações.

Sugiro que você se informe sobre o Java Community Process, ou JCP (
http://www.jcp.org). Apesar do Java e todo o eco-sistema de coisas em torno
da linguagem ter nascido na Sun e ter sido obviamente apadrinhado  por
todos esses anos até ser comprada pela Oracle, muito cedo (não lembro o ano
exato, mas lembro que ainda não era o ano 2000), eles abriram mão de boa
parte do controle sobre a linguagem em prol dos comitês técnicos do JCP.
Empresas e até mesmo indivíduos que não representavam nenhuma entidade
faziam - e ainda fazem - parte dos comitês, e a comunidade é ouvida e pode
criticar os documentos de especificação desenvolvidos por eles.

Além disso, o código-fonte da JVM (e das bibliotecas) estava disponível,
ainda que sob uma licença mais restritiva, e depois, ANTES de ser comprada
pela Oracle, a Sun publicou o Java como Open Source, levando à
implementação denominada OpenJDK, existente até hoje.

Me parece haver uma confusão entre o "Java" e "produtos baseados em Java".
O WebSphere da IBM, com que eu trabalho, é um produto proprietário, custa
uma baba ridícula de dinheiro, mas ele é uma implementação de um padrão
aberto, o Java Enterprise Edition. Assim como o WebSphere, existem dezenas
de outras implementações dessa especificação, tanto proprietárias quanto
software livre, com mais ou menos viés para mundo corporativo. O Java (e
todas as APIs publicadas pelos comitês do JCP) é necessariamente um padrão
aberto. Já os produtos, cada um que faça o seu, e que vença o melhor. Ou
não.

Especificamente sobre a JVM, eu pessoalmente ficaria muito feliz em
conseguir implementar um interpretador Perl para rodar em cima de JVMs,
acho que isso iria elevar o Perl a um novo patamar. Por exemplo, a
infraestrutura de um servidor Java enterprise é algo fantástico, e a
possibildade de poder programar em Perl, ao invés de Java, para ambientes
assim, seria algo maravilhoso. Claro, como sempre, na minha opinião.

>     Marcio> IMHO, devido a adocao do mercado, ou seja, nao há perca de
>     Marcio> tempo, é skill pre-req.
>
> Quantos hackers de jvm competentes e confiáveis você conhece e pode
> contratar *agora*? Como você avalia a competência deles objetivamente?
> Quanto custam?

Como você mesmo disse, o pessoal manja das linguagens, não da JVM. Mas,
para que mesmo está se falando de alguém que manje disso? Oba, vamos
começar um projeto de fazer um port de perl para JVM e já temos
voluntários??? :-)

Tipo, tem uns malucos que mexem com JVM, na Oracle, na IBM, e em outros
lugares excusos. Se não estivermos falando de fazer um interpretador perl
para JVM, this is Chewbaca, it makes no sense.

[]s,
--
Alexei "RUSSOZ" Znamensky | russoz EM gmail com | http://russoz.org
GPG fingerprint = 42AB E78C B83A AE31 7D27  1CF3 C66F B5C7 71CA 9F3C