[SP-pm] Frameworks Web etc.

Eden Cardim eden at insoli.de
Wed Jul 18 12:01:55 PDT 2012

    Nelson> Se voce perguntar para outras pessoas que optaram por nao usar o
    Nelson> Catalyst, acho que encontrará opinioes parecidas.

Com quantas pessoas você convive que optaram por usar um framework X,
tem algum produto comercial que compõe sua principal fonte de renda? Tem
exemplos pra citar?

    Nelson> Para elas, o Mojolicious (ou o Dancer) é bom o suficiente; e
    Nelson> a melhor forma de demonstrar isso e' escrevendo novas
    Nelson> aplicacoes

Bom, vai parecer um ad hominem, mas tenho que perguntar: quantas novas
aplicações você escreveu no último ano? E quantas sobreviveram o
primeiro mês de operação comercial? Das que sobreviveram, qual framework
você usou?

    Nelson> -- de preferencia que outras pessoas possam
    Nelson> entender, modificar e usar.

Eu dou suporte em diversos sistemas internos feitos em frameworks
non-Catalyst, há 5 anos, e todas elas se arrependem. A experiência delas
é que parecia fácil no primeiro mês, mas depois ficou difícil. A grande
notícia é que: nada mudaria caso fosse qualquer outro framework,
catalyst, jifty, cgi-app, matt's script archive (já que vale chamar até
CGI.pm de framework), *qualquer um*. Porém, nós que estamos dando
suporte e somos engenheiros especializados, conseguimos solucionar os
problemas de forma mais ágil se o framework tiver uma arquitetura
decente.

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225