[SP-pm] perlbrew

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Fri Jun 22 16:05:03 PDT 2012

Em Sex, 2012-06-22 às 18:33 -0300, Tiago Peczenyj escreveu:

> Até pode ser, porém vc esta sujeito a problemas como classloader hell
> (quando alguem colocou mais de um jar com a mesma classe em versões
> diferentes e isso não é tão incomum assim) e a incompatibilitades com a JNI
> (e ai descobre que quem fez não se preocupou com outro sistema
> operacional). Mas seria otimo ter algo semelhante ao javaws para perl.

Minha experiência com Java é fortemente discordante!

A maioria dos aplicativos que são distribuídos, que requerem
performance, utilizam uma JRE distinta do sistema, da mesma forma que
você instala um Perl específico para rodar uma aplicação «grande».

Instaladores de grandes aplicativos distribuem uma versão da JRE
específica junto com seus instaladores. É como se você distribuisse uma
versão do Perl pré-compilada, com todas as biblitecas pré-compiladas
dentro de um tarball.

Só o que muda é a cultura. Perl está mais próximo da cultura de
distribuir os fontes. Java não! Mas você pode distribuir um grande
pacote binário com tudo pronto e pré-compilado para o seu cliente.

--
Leonardo Ruoso
(11) 2368-2228 - (11) 3522-9612

«unless speed is of primary importance,
asynchronous communication is vastly superior»
 → http://lnkd.in/jvyumH