[SP-pm] perlbrew

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Jun 22 09:55:48 PDT 2012

    Solli> Temos algumas iniciativas que não ganharam corpo para criar
    Solli> empacotamento para as distribuições do Debian e RedHat, que
    Solli> eu acho interessante. Mas se eu fosse fazer isto, eu gostaria
    Solli> de colocar uma 'inteligência' do empacotamento entender que
    Solli> eu posso estar num ambiente de brew ou local::bin. Isto seria
    Solli> muito legal. Um repositório de compilados onde o
    Solli> empacotamento entendesse ambiente em perlbrew ou
    Solli> local::bin. Qual a dificuldade em fazer isto ?

A dificuldade é garantir compatibilidade binária com o perl que está
instalado na máquina-alvo rodando windows. O sistema de pacotes precisa
verificar qual é a versão do perl que está instalado e instalar os
pacotes certos com compatibilidade para aquela versão. A construção dos
pacotes precisa ser feita com o mesmo perl da máquina-alvo, por algum
desenvolvedor, e isso é uma tarefa de complexidade similar (repito,
"similar", não "idêntica") a de se fazer isso em qualquer outro sistema
operacional. Isso acontece com todas as outras linguagens e não vai ser
diferente com perl, por exemplo, jogos que requerem uma versão
específica do directx, programas que requerem uma versão específica do
runtime do visual basic ou do .net, etc. A diferença é que eles costumam
já entregar esse problema resolvido, e nós não, mas o trabalho de
release engineering a ser feito é exatamente o mesmo. De resto, não tem
quase nenhuma diferença entre um perl "normal" e um local::lib ou
perlbrew, eles são só syntax sugar pra comandos e variáveis de ambiente
e o perl entende essas variáveis out of the box, então um pacote
implantado dentro desses ambientes implantariam os arquivos nos lugares
corretos automaticamente.

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225