[SP-pm] [Rio-pm] Fwd: Booking.com is hiring

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Thu Apr 26 18:10:51 PDT 2012

    Marcio> IMHO, Pelo pouquíssimo que conheço da Booking, possuem um negócio
    Marcio> muito bem consolidado em Perl ~old school~. Investe pesado em Perl
    Marcio> com $$. Alguém investe mais que eles?

Sim, a Shadowcat investe muito mais e com muito mais consistência, tanto com
recurso humano, quanto com infra-estrutura, quanto em $ bruto.

    Marcio> Se eu empresário lesse "booking.com um ambiente castrador e nada
    Marcio> saudável para a comunidade" ficaria impactado. Pode ser até
    Marcio> infantilidade minha, mas se invisto num negócio e ele mesmo diz
    Marcio> que não sou incentivador, WTF estou fazendo?

A booking não vai mudar nada por conta de um email extra-oficial, tudo que
eles fazem é justificado economicamente. Como eu falei no outro email, existe
sim a preocupação diplomática, mas isso é pra órgãos oficiais como a TPF, se
eu fosse membro da TPF, eu jamais mandaria esse email ou o anterior. De
qualquer forma, eles estão pouco se importando com o que se fala sobre eles
nos veículos comunitários, eles se importam com o impacto econômico no
negócio. O investimento que eles fazem é no core do perl, porque, obviamente,
eles precisam de atualizações no core, que é a única a única e minúscula
intercessão que eles tem com a comunidade. Então na verdade, eles não estão
incentivando nada, eles estão "comprando atualizações", que, olhando apenas
para esse fato isolado, não é ruim.

    Marcio> Não usar o ~HOP~ da linguagem claro que frustra um pouco nós
    Marcio> desenvolvedores. Saí de muitas empresas por esse motivo, mas isso
    Marcio> é estritamente pessoal e intransferível. Por não usar as técnicas
    Marcio> avançadas e saudáveis, isso não invalida e esforço extremamente
    Marcio> notório da Booking na comunidade. Uma coisa são negócios, outra é
    Marcio> o avanço tecnológico.

É, mas essa lista se chama "São Paulo Perl Mongers", não "Entrepreneur
Consortium". "Monger" significa "divulgador"/"promotor". Em termos de
"promoção", o saldo da booking fica negativo quando ela pega desenvolvedores
perl e os isola completamente do ecossistema e da comunidade. Eu acho o
google, por exemplo, uma empresa muito mais relevante para a comunidade perl
do que a booking, por conta do summer of code e do code-in, que *injeta*
desenvolvedores no ecossistema e fomenta o desenvolvimento do ecossistema em
geral (metacpan, sdl, etc). E estou falando isso de um ponto de vista "frio",
eu sou consumidor ávido dos serviços da booking.com e acho fantástico o
produto deles e espero que continue funcionando, e já não gosto tanto assim
dos serviços do google (excetuando-se, obviamente, o serviço de busca), mas
isso não tem nada a ver com a minha ótica de "perl monger" e de empreendedor
perl. A booking levou uma pilha de desenvolvedores que poderiam estar
trabalhando aqui, e com benefícios equivalentes, no meu empreendimento e em
empreendimentos de outras pessoas, ou ao menos interagindo ativamente com a
comunidade nos canais oficiais e contribuindo com o ecossistema. Agora temos
que promover mais treinamento, eventos, etc., e tirar do bolso o esforço pra
repor a mão-de-obra (ou simplesmente mudar de tecnologia, que é o que vai
acabar acontecendo).

> [...]
    Marcio> reclamar que o OO do Perl é estranho, dizem que por não conhecer
    Marcio> os enlaces da linguagem, CPAN, MOOSE, etc. Pergunto-me se às vezes
    Marcio> não acontece o contrário conosco "Essa empresa não é hippie, então
    Marcio> não presta", provando que pouco conhecemos de negócio. Em minha
    Marcio> opinião isso é uma visão infantil de quem se masturba com a
    Marcio> linguagem e não pensa tanto em negócio. Mas cada um cada um cada
    Marcio> um.

    Marcio> Porque não criamos uma Booking usando todas técnicas avançadas de
    Marcio> Perl? O que mudaria? Alguém ficaria 2 vezes mais rico que a

Da forma que perl tá sendo usado na booking.com não faria a menor diferença se
eles usassem php, ou C#, ou python, ou ruby, ou whatever. Eles só continuam
usando perl porque é mais barato contratar mais desenvolvedores com o atrativo
de morar em Amsterdam do que organizar o base de código legada deles (que foi
herdada na compra da booking há alguns anos atrás) ou mudar de linguagem. E
quando o poço de desenvolvedores secar, é o que eles vão fazer, e vão
re-treinar todo mundo que trabalha lá em outra tecnologia (foi isso que
empresas como yahoo e aol fizeram a um tempo atrás). Reitero, é uma opção
muito lógica e sensata pro *negócio* deles, mas não é a melhor coisa para a
*comunidade* perl como um todo. Aliás, o case de uso de perl deles é mais um
que pode ser usado *contra* a adoção de perl numa empresa recém-formada, já
que a única forma de sustentar o crescimento deles é utilizar o "mongol horde
concept" e empresas modernas estão fugindo desse modelo. Isso significa que
elas nunca vão adotar perl como linguagem primária, porque um dos maiores
expoentes de aplicação de perl usa técnicas de desenvolvimento e gestão do
século passado.

    Marcio> De um tempo pra cá tenho mais me importado com business que
    Marcio> técnica. Pra mim técnica é o *meio* de se obter algo, não tem o
    Marcio> fim em si mesmo.

Vide comentário acima, "monger" vs "business"

    Marcio> Acho muito válido e extremamente positivo o apoio que a booking dá
    Marcio> à comunidade. Alias, se não me engano, talvez seja um dos
    Marcio> patrocinadores do nosso evento esse ano, certo?

É, pode ser, mas aí se os desenvolvedores que a nós conseguirmos agregar à
comunidade por conta do evento vão sair daqui pra ir trabalhar na booking sem
nunca mais dar notícia, de que adianta? Vide comentário acima: o saldo do
apoio é nulo/negativo.

--
      Eden Cardim         Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
      Code Monkey                 http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/