[SP-pm] Novo produto Perl

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Fri Mar 30 14:32:21 PDT 2012

Caros,

A única coisa que eu vi, e concordo, foi:

On Fri, Mar 30, 2012, at 03:15 PM, Daniel de Oliveira Mantovani wrote:
> - Mostre o retorno financeiro para o cliente

mas refraseado da seguinte forma:
- Mostre o valor oferecido ao cliente

Que não é necessariamente monetário. E não vi nada que se perguntasse
sobre o que considero mais importante:

- modelo de negócios repetível e sustentável

E me assustou ver isso aqui como o 1o item da lista:
- Arrume investidores

Para mim, a hora ideal para conversar com investidores é quando você não
precisar nem quiser conversar com eles e eles fizerem de tudo para
conversar com você. O quão antes dessa hora você está disposto a
conversar com ele, aí depende de cada empreendedor. Quanto mais cedo, é
simples: mais risco para ele e menos equity para você.. Por outro lado,
receber investimento pode ser a única solução de continuidade para um
startup... é complexo... mas eu, pessoalmente, jamais - JAMAIS -
buscaria investidor como primeiro passo.

Sobre o resto da lista, vejo como um monte de conselhos repetidos como
mantra, fora de contexto, um checklist sem pé nem cabeça. Consigo
imaginar, para cada um deles, um cenário em que fariam sentido, mas não
consigo imaginar um cenário em que fossem coerentes entre si, muito
menos com o (pouco) que sei sobre a realidade do Eduardow. Sugestão,
Mantovani: para cada item na lista, se pergunte "de onde veio isso?".

Abraço,

Nuba Princigalli
--
Nuba R. Princigalli  nuba em pauleira.com  http://pauleira.com  @nprincigalli
Discipline is not an end in itself, just a means to an end. - King Crimson