[SP-pm] off-topic: Encargos trabalhistas no Brasil

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Wed Mar 21 12:43:27 PDT 2012

Em Qua, 2012-03-21 às 15:56 -0300, Nilson Santos Figueiredo Jr.
escreveu:

> E agora vão "viver a vida" na crise pois, curiosamente, você citou
> exatamente os países mais afetados pela crise (porque será?).
> Esses eram justamente os patinhos feios da UE... e de onde herdamos
> nossa cultura.

O pais mais afetado pela crise [e o primeiro a quebrar] foi a Islândia.

> O Brasil, nesse momento, está "vivendo a vida" muito bem, comparado
> com diversos países do mundo. Vamos ver daqui uns 4 anos como vai
> estar...

Não vejo isso na realidade de nenhum dos meus parentes e amigos que
estão morando nesses países que citei e em outros. A vida não parece
pior do que aqui, embora eles pensem que as coisas aqui são muito
melhores do que realmente são.

> Exatamente. Só que eles investiram lá atrás, quando a mão-de-obra era
> barata. Hoje, um trabalhador de uma montadora tem salário maior que o
> de algumas pessoas dessa lista - mas o métodos de produção não são tão
> automatizados como no exterior (apesar de que, não acho a indústria
> automotiva um bom exemplo pois possuem um grau de automatismo bem mais
> elevado que outros setores industriais no Brasil).

Acho que você esqueceu que essa é uma montadora que se estabeleceu no
Brasil há não muito tempo…

> Normalmente, esses benefícios são limitados a 2 anos e os valores só
> são maiores que aqui porque os índices como o salário mínimo também
> são maiores. O problema aqui não é a existências desses benefícios, é
> que você pode viver deles pro resto da vida. E tem outros "detalhes"
> como um governo *bem* menos corrupto.

Eu não sei que normalmente é esse.

Nos países sobre os quais eu tenho conhecimento você mora em apartamento
ou casa que o governo lhe aluga e com preços controlados. E esse período
de «2 anos» dura até a criança se tornar um adulto.

> Isso faz parte de outra coisa completamente diferente. Aqui no Brasil,
> o ideal seria diminuir o incentivo à reprodução das pessoas, enquanto
> em diversos desses países, o problema da população diminuindo e
> envelhecendo é real, então querem incentivar as pessoas a terem mais
> filhos - o que faz todo sentido do mundo pra eles, não faz para cá (e
> vice-versa, em outras situações).

Ah! Com esse lance de eugenia eu invoco a lei de Godwin…

> -Nilson

Leonardo Ruoso <leonardo em ruoso.com>
(11) 2368-2228 - (11) 3522-9612
http://leonardo.ruoso.com