[SP-pm] off-topic: Encargos trabalhistas no Brasil

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Wed Mar 21 11:44:32 PDT 2012

Cara este assunto de produtividade é algo que as pessoas não estão levando
em consideração e ficam nesta conversa de encargos. Para quem paga,
qualquer valor é considerado, e como eu pago eu acho alto sim. Mas não me
contento apenas com esta situação simplicita de achar que tomar X% do meu
salário na fonte é  chato, fico incomodado com a dificuldade de fazer.

Quem tem empresa e não está no simples, sabe como é chato ficar todo dia
recolhendo um tributo do qual vc nunca ouviu falar antes.

Mas quero voltar ao foco principal, recentemente lí no Valor Econômico uma
reportagem com o título 'Importação vira defesa contra alta de custos'[1],
onde mostra empresas brasileiras utilizando-se da importação de componentes
como justificativa de combater o alto custo no Brasil. Esta reportagem me
chamou muita a atenção as argumentações estranhas que estavam sendo
utilizada (como vcs podem observar lendo o link que enviei). O pessoal
reclama dos preços das commodities (que também ficou cara no mundo todo,
afinal é commodities) e da valorização dos salários acima da inflação. Mas
na mesma matéria informa que o custo médio homem/hora no Brasil é 1/4 do
que o da Alemanha (onde o cara está importando parafusos justificando que
lá é mais barato do que aqui).

Como assim ? o custo de mão-de-obra é 1/4 e mesmo assim é mais caro ? Tem
coisa errada nesta história, e não é apenas imposto !!!! No gráfico, por
exemplo, mostra que uma chapa de laminado produzido no Brasil custa o dobro
(ou quase) ! Será apenas culpa dos impostos ?

[1] http://agenciat1.com.br/?p=19135

Solli Honorio

Em 21 de março de 2012 15:16, Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 em gmail.com