[SP-pm] off-topic: Encargos trabalhistas no Brasil

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Mar 21 11:16:20 PDT 2012

On Wed, Mar 21, 2012 at 2:45 PM, Leonardo Ruoso <leonardo at ruoso.com> wrote:
> É sempre curiosa essa ideia de que os brasileiros não trabalhem ou sejam
> preguiçosos ou o argumento que o valha…

Não existe nenhum "espírito preguiçoso" que assola o trabalhador
brasileiro em especial - o brasileiro é tão preguiçoso quanto o
europeu (o americano, por exemplo, é menos preguiçoso, mas eu não sei
se isso é qualidade ou defeito).
Não misture as coisas... fiz questão de ressaltar que o importante são
as técnicas de trabalho utilizadas.

> A única coisa que seu argumento prova é que homem×hora no Brasil é mais
> barato que nos países ricos. Se o custo do homem×hora fosse equivalente
> as «técnicas» utilizadas teriam a mesma eficiência.

Isso não é verdade. O custo de mão de obra "braçal" no Brasil aumentou
bastante nos últimos 4 anos e, no entanto, as técnicas continuam as
mesmas. Tudo é feito da mesma maneira e, com a diminuição da
desigualdade de renda sem aumento da produtividade, tudo tem ficado
mais caro.

> Todas as pessoas que me relatam as diferenças de ritmo de trabalho no
> Brasil e na Europa dizem que é como se na Europa todos os trabalhadores
> fossem funcionários públicos…

Até onde eu sei, na Europa trabalha-se em torno de 30 a 40 horas
semanais, similar ao Brasil, mas com produtividade maior.
Não vejo nenhuma correlação com funcionários públicos por aqui, que
possuem produtividade pífia (e, hoje em dia, falo com conhecimento de
causa).

-Nilson