[SP-pm] Naive Bayes usando Perl e MongoDB por Stanislaw Pusep

Junior Moraes juniiior182 at gmail.com
Mon Mar 12 13:08:16 PDT 2012

Hi.

Carneiro, testei alguns destes módulos que implementam o algoritmo Naive
Bayes, mas nenhum deles me saiu uma boa solução.

Eu diria que para algumas aplicações mais simples, até servem. Mas, eu que
testei com uma base um tanto grandinha, já não me saiu uma boa solução.
A maioria não te dá suporte para dados persistentes, e então tive que fazer
uma certa gambiarra com Storable na unha. Assim, demorava cerca de 15
segundos só para ler um resultado... E olha que este foi o melhor resultado
que obtive com o módulo AI::Categorizer[1] após testar vários outros
módulos relacionados. Acabei criando um daemon que deixava o document
carregado na memória, mas também não foi uma solução muito elegante.

Com o MongoDB fica realmente bem melhor, e não só por velocidade.

[1] https://metacpan.org/module/AI::Categorizer

[]'s

Junior Moraes (fvox)
Perl Developer