[SP-pm] Definição do equinócio

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Mon Mar 12 10:21:10 PDT 2012

Pessoal,

O Thiago não foi preciso no texto dele, e possivelmente gerou uma séria de
mensagens não focada em resolver o real problema do equinócio.

Primeiro é importante destacar que o equinócio é atualmente o evento mais
importante para a produção de conteúdo de Perl em Português (se não for o
único), e um dos mais importantes em qualquer idioma.

Segundo, não vejo problema (e o Thiago nem está reclamando disto) de que
boa parte do conteúdo ainda é produzido por meia dúzia de 7 ou 8. Mesmo
neste cenário, sempre temos material de pessoas novas e material de muito
boa qualidade. Um dos objetivos do equinócio é incentivar que os novos em
produção de conteúdo (não apenas os membros novos, mas aqueles que também
não participa de maneira ativa) em participar 1 ou 2 vezes ao ano.

Terceiro, não tenho dúvida de que sempre precisamos melhorar o site, mas
hoje ele é muito melhor do que era no passado, e está a anos luz na maioria
dos sites dos Perl Mongers (infelizmente). Definitivamente as limitações do
site não é um limitador para a produção de conteúdo, se assim fosse o
perl.org.br estaria transbordando em conteúdo, já que é baseado em wiki.

Se o problema não é ferramental ou os seniors não estão reclamando de
escrever artigos, qual é a principal problema então ?

O Leonardo mandou bem, todo projeto de geração de conteúdo precisa de um
gestor. Sendo pago, ou voluntário, sempre alguém precisa ficar lembrando os
envolvidos sobre os compromissos, etc.

A algum tempo estamos tentando emplacar alguém para a gestão do Equinócio,
mas estamos falhando nisto. Acreditamos que Equinócio seria uma boa vitrine
para o gestor junior/pleno (desculpe, mas não consegui encontrar uma
palavra menos buzzword). O equinócio é um evento que pode levar a falsa
percepção de ser fácil, mas é complexo ficar 'motivando' as pessoas criar
conteúdo, realizando feedback (ou mesmo cobrança), etc.

Claro que ainda dá tempo da gente produzir os 20 e poucos artigos e
publicá-los dentro do equinócio, mas o ponto que temos que discutir é se
tem alguém interessado em gerir este evento. Alguém deseja assumir o
gerenciamento do equinócio ?

Não tenho licença para falar em nome do Thiago, mas acredito que o 'sangue
novo' neste assunto está relacionado a formação dos próximos lideres que
vão assumir as atividades do grupo.

Obrigado pela paciência por ter lido tudo isto,

Solli Honorio