[SP-pm] Usage of Perl for websites

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj at gmail.com
Fri Jan 20 13:26:56 PST 2012

A ultima vez que usei perl no meu trabalho foi periférico, utilizei
perl embutido no Nginx para formatar uma data. Antes disso utilizei em
um sistema de controle de arquivos que ainda não foi pra produção. Mas
algo que processe um request http eu nunca fiz na minha profissional
exceto um cgi-bin muito falcatrua da época que eu estava aprendendo a
programar e precisei fazer uma "tela" de confirmação de incrição em um
evento (que mandava email com os dados).

Eu gostaria de usar mais Perl, porém nem sempre tenho argumentos
adequados para isso. Muitas vezes aproveitar a stack de outro projeto
(seja rails, sinatra, django ou tornado) possui muitas vantagens,
porém certas vezes surgem oportunidades!

Eu precisei fazer algo que realizasse uma chamada RPC através do
protocolo RTMP da adobe. Tentei em varias linguagens e nenhuma
apresentou resultado satisfatório (nesse caso o problema não é a
linguagem mas as implementações disponiveis) exceto por... PHP. Eis
que tive q fazer uma api rest bem simples usando o framework Slim, mas
queria ter feito em Dancer :/

Tenho planos de logo mais apresentar algumas coisas bem interessantes
como Moose dentro da globo e estou "contaminando" alguns mostrando
coisas como o Mojolicious, por exemplo. Porém existe um sistema novo
na globo chamado "sistema de correlação de eventos" que é feito em um
mix de varias tecnologias e tem perl para parsear arquivos de log e
jogar em uma fila do ActiveMQ. Como podem ver Perl existe, só as vezes
não é a estrela.

Eu mesmo, recentemente, fiz uma prova de conceito para um problema
usando Perl e Scala. Se chama uplpipe e esta no github.

https://github.com/peczenyj/uplpipe

eu uso POE::Component::Dirwatch e Net::Amazon::S3 para enviar arquivos
para a amazon S3 que o componente principal recebe de forma totalmente
independente. Se provou uma boa solução e certamente eu colocaria isso
em produção. Eu queria tranformar isso em modulo no cpan mas não tenho
ideia de como generalizar. Alguem?

E se alguem falar que a sintaxe de Perl é escrota eu mando olhar a
sintaxe de Scala. Pqp.

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br