[SP-pm] Vaga para programador Perl Pleno/Senior...

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Wed Dec 14 12:02:03 PST 2011

2011/12/14 Blabos de Blebe <blabos em gmail.com>
[...]

> A empresa sabe qual o nível de profissional quer, então sabe qual a
> faixa salarial que está disposta a pagar e o entrevistardor saberá se
> o cara se encaixa ou não. Qual o problema em falar?

Porque se ela falar qual o máximo que ela está disposta a pagar, todos
(leia: a maioria de) os entrevistados vão pedir mais perto do máximo e
longe do mínimo, e eles também não estão dispostos a gastar, além das 2-3
horas da entrevista técnica em si, mais outras tantas horas
discutindo/explicando/rebatendo o motivo pelo qual eles querem pagar perto
do mínimo.

A sua perspectiva, Blabos, na minha humilde opinião, funciona num
mundo/país/cultura onde as pessoas estão todas sendo honestas e objetivas
com os outros e consigo mesmas. Como a gente vive no mundo/país/cultura que
vive, ninguém (nem entrevistado, nem entrevistador), podem se dar ao luxo
de ser tão ingênuo.

Ou, falando de uma forma diferente: todos os lados que não se conhecem
irão, por princípio, tomar uma atitude defensiva. Se você luta como um
cavalheiro e respeita o adversário, os outros só irão sabê-lo depois de te
ver em combate. Mas hoje em dia, a regra é, feliz ou infelizmente, primeiro
desconfiar para depois confiar.

Se você não quer gastar 2-3 horas do seu tempo pra dar de cara numa oferta
ruim, gaste 15-30 minutos no telefone conversando com a pessoa, para ter
uma idéia de como é a empresa. Se parecer ser "fundo-de-quintal",
provavelmente vai te dar uma oferta lico no final e não vale mesmo a pena
você ir lá. Mas às vezes, a oferta é legal, a empresa é bacana, o trampo é
show de bola, mas o entrevistador quer conhecer um pouco mais de você antes
de abrir o jogo. Outro jeito é você abrir o seu salário atual para eles - é
o que eu tenho feito ultimamente - se nego não tem como cobrir, eles mesmo
serão os primeiros a dizer "acho que não conseguimos fazer uma oferta
interessante para você".

Isso pra não falar no um milhão de zé-roelas que VÃO aparecer dizendo "ow,
é daqui que tem o trampo que paga X?"

[]s,

--
Alexei "RUSSOZ" Znamensky | russoz EM gmail com | http://russoz.org
GPG fingerprint = 42AB E78C B83A AE31 7D27  1CF3 C66F B5C7 71CA 9F3C