[SP-pm] "leak" no DBIx::Class?

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Mon Nov 14 06:27:02 PST 2011

    Stanislaw> ++gabiruh!
    Stanislaw> Sim, é PostgreSQL! Todavia, o Perl é 5.14.1.
    Stanislaw> Eden, o schema que uso para testes é "peladão", gerado pelo dbicdump a partir de uma tabela de 1 coluna do
    Stanislaw> tipo character varying.

No exemplo que você mandou anteriormente, haviam duas colunas na chamada
pro find_or_create, você mandou informação errada daquela vez ou foi
agora? Na boa, é mais fácil mandar o código do que encher o saco
trollando. Toda biblioteca tá suscetível a apresentar bugs graves em um
release ou outro, mas simplesmente não dá tempo de ficar caçando todos
os red herrings reportados por pessoas mal-informadas, esse tempo é mais
bem-aproveitado acrescentando features ou deixando a biblioteca mais
robusta.

    Stanislaw> Aliás, você não está sendo
    Stanislaw> construtivo me atacando por não gostar do DBIx::Class.

Não to te atacando, estou expondo a ignorância e falta de fundamento
técnico por trás das suas críticas. Na minha interpretação de "ataque
não-construtivo" o que cabe é isso aqui:
https://twitter.com/#!/creaktive/status/133297254298681344

    Stanislaw> Gosto é igual braço: tem gente que não tem. Se eu gosto ou não do DBIx::Class, é PROBLEMA MEU, seja como

Isso pode ser verdade no seu mundo, no meu, existem circunstâncias onde
arbitrariedade não cabe, principalmente em casos onde estamos lidando
com autômatos determinísticos. Existem sim formas comprovadamente ótimas
de se fazer as coisas independentemente de "gosto". O teu "gosto" passa
a ser meu problema quando você divulga informação errada e arbitrária
sobre um projeto que consome bastante do meu tempo como colaborador
voluntário e dos meus colegas desenvolvedores para que a biblioteca seja
útil pra todo mundo e sustente negócios que costumam movimentar valores
com mais de 6 dígitos. Pouco importa se você "gosta" ou não da
biblioteca o que importa é que pessoas com cases de verdade encontrem
reclamações desinformadas e arbitrárias como a tua e passem a
automaticamente achar que aquilo é verdade sem encontrar informação de
verdade como contrapartida. Resumindo, se você pode fazer barulho
arbitrário do lado de lá, eu posso fazer do lado de cá.

    Stanislaw> for, eu uso ele nos meus projetos e me interesso pelo seu funcionamento estável. Assim que localizar o
    Stanislaw> glitch, certamente reportarei, como já fiz em outra ocasião (pelo jeito, tenho bastante "sorte" em me
    Stanislaw> esbarrar nos glitches do DBIx::Class :P).

A "sorte" que você tem provavelmente vem do seu costume de não ler
documentação e de tratar biliotecas open source como commodity. Passam
várias pessoas pela lista e pelo canal do DBIx::Class com esse mesmo
costume e eu já aprendi a ignorar. A diferença é que nesse caso a
discussão está em português e não tem material suficiente disponível
nesse idioma pra que alguém com um pouco de miolo consiga perceber que
só se trata de mais um troll desinformado.

--
Eden Cardim
Software Engineer