[SP-pm] Monitoramento e estatísticas

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Nov 1 09:47:38 PDT 2011

On Tue, Nov 01, 2011 at 02:03:22PM -0200, Andre Carneiro wrote:
>    Heil Perl!
>    Pessoal, preciso de um 'norte' para resolver um problema de arquitetura de
>    software. Fiz aqui no meu trabalho um 'log parser' distribuido, que gera
>    alguns dados de estatisticas que eu preciso capturar isso de alguma forma,
>    mas ainda nao sei bem como fazer.
>    (...)

Andre,

Eu tenho trabalho nas últimas semanas em uma interface para time series
em Perl, que inclusive vou apresentar sobre os esboços e resultados que
cheguei neste começo de trabalho com ele no YAPC::Brasil (este fim de
semana!).

A ideia é justamente esta, tentar prover monitoramento e estatisticas,
basedo em time series, no qual eu espero:

* Input de dados seja descentralizados ;
* Criação de novas time-series em cima de um range de ts especifico ;
* Customização do tipo de agregação dos dados ;
* Cada informação pode ter mais de uma chave para identificar ela ;
* Interface para vários métodos e bancos de dados únicos;
* Aplicar funções para buscar anomalias, tendencias e etc em cima de
  range de time series.

Já um pequeno exemplo nos fontes, com o uso do Chart::Cliker, mas
a ideia é ter um servidor REST para consulta delas via javascript
e bibliotecas gráficas /client-side/.

Baixe ele, rode os testes, leia os testes, e se quiser contribuir
ou tiver dúvidas, mande para cá, para discutirmos! :-)

https://github.com/maluco/Statim

Abs!
-Thiago Rondon