[SP-pm] Como fazer?

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Mon Oct 24 09:20:43 PDT 2011

On Mon, Oct 24, 2011 at 11:18:44AM -0200, Blabos de Blebe wrote:
> mod_perl
>
> É uma forma de rodar o seu código diretamente no processo do apache. É
> mais rápido que o FastCGI (acho até que é o mais rápido, mas nao
> conferi) e tem uma boa gama de problemas. É uma das "gambiarras" mais
> usadas pra melhorar performace de CGI. É semelhante ao que o PHP faz.

Hm, depende do teu cenário, mas são raras as situações que você vai ter
ganho de perfomance com mod_perl em comparação com o fastcgi, principalmente
em cenários de produção. Não será muito "mais rápida", em alguns casos
um pode ser mais rápido que o outro, dependendo do caso, mas mesmo assim
não compeensa o uso do mod_perl na maioria dos casos, nem por performance
na minha opinião.

Mas esta é uma afirmação que pode ser complicada de ser realizada, mas
antes uma pequena analise:

mod_perl - É uma integração "em conjunto" entre o Apache o a tua aplicação.

fastcgi - É uma integração entre o servidor web e o teu aplicativo. Eles
irão se 'comunicar' por uma porta socket.

Ambos, carregam o interpretador no processo que você alocar para ele, por
exemplo, você pode levantar N instsancias do mod_perl para tua aplicação
ou carregar N instancias de processos via fastcgi para responder as tuas
requisições.

Mas, como o "fastcgi" é um intermediador, ele pode ter alguns beneficios,
como por exemplo o melhor aproveitamento de "time sharing" entre os
processos disponibilizados para a tarefa, isto significa que situações
"estranhas", como falhas, podem ser melhor tratadas via um intermediador
em questão de performance, por exemplo.

Além do que você fica muito mais restrito geralmente a portabilidade do
código com o mod_perl.

Ps.: Em casos, onde você vai utilizar 'funções internas' do teu Apache, o
mod_perl é a única opção para ser utilizada, porém eu não vejo muito
pq alguém *hoje em dia* utilizaria isto. (Isto já muito útil//mod_perl).

abs!
-Thiago Rondon