[SP-pm] Assistam essa palestra!

Marcio Ferreira marciodesouzaferreira at gmail.com
Tue Oct 18 01:12:57 PDT 2011

2011/10/17 Rafael Silveira <design.silveira at gmail.com>

> Galera, estou pesquisando mais sobre Perl, e estou cada vez mais surpreso!
> Principalmente com o nivel de maturidade da linguagem!

Programo Perl a uns 2 anos e contínuo surpreso com ele, welcome =D

> Eis aqui um video que eu vi e gostei:
> http://blip.tv/oslo-perl-mongers/software-testing-on-a-massive-scale-1897370
>
> Gostaria de saber, se alguém poderia me disponibilizar, um caso de test
> unitario, em um sistema real (na vdd soh uma parte ja ajuda).

(Todos)? módulos do CPAN possuem testes unitários, se quer algo prático e
utilizado em larga escala, dê uma olhada no WWW::Mechanize[1]

[1] - https://github.com/bestpractical/www-mechanize/tree/master/t

> Se me derem exemplos tbm. Por que na verdade, o meu problema é como aplicar
> os testes.

Eu comecei a brincar com testes em perl por esse pdf[2], é bem simples e
bastante prático =)

Lembrando que mais importante sobre testes não é o volume de testes,
mas o que é testado[3]. É legal você dar uma olhada no Devel::Cover[4],
que _se_ propõe[5] a te aniquilar? Não! Ele _se_ propõe a expor o quão
testado e documentado seu código, enfim, são métricas =D

[2] - http://www.mclean.net.nz/osdc-tdd-full.pdf
[3] - cobra a apresentação do @garu_rj do workshop desse ano =P
[4] - https://metacpan.org/module/Devel::Cover
[5] - desculpa, mas se lembro que uso esse termo "propõe" eu lembro
      desse vídeo, é inevitável =P

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=4mTV6ksTnvc#t=343s

Atualmente trabalho só com PHP+JavaScript. Mas pretendo usar Perl também!
> Quero chegar ao ponto de usar mais Perl do que PHP!

(Eu também vim do PHP para o Perl e até hoje não entendo como eu
programava aquilo =P - não que que PHP seja de todo ruim e inviável para
negócios, mas *programar* Perl é beeeeemmm mais divertido =D

Depois que você aprende a programar Perl e volta a escrever código em PHP,
parece que tem alguma coisa na sua frente =P, xingar o interpretador PHP
será algo comum na sua rotina diária =P)

> Já tive contato com perl! Sempre leio a lista! Mas não entendo nada da
> linguagem!
>
> Me ajudem? :D

O que você não entende? Conhece a documentação do Perl[1][2]? Se inglês
for problema, há trechos traduzidos[3] e a galera tem se esforçado para
gerar
conteúdo pt-br[4][5].

Quanto o mais seja bem-vindo =D

[1] - http://perldoc.perl.org/index-language.html