[SP-pm] Fwd: SYSTEMPLAN CONSULTORIA - ELISA RODRIGUES

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Oct 5 08:58:07 PDT 2011

    cleiton> Uma coisa é classica , estuda-se muito e paga-se pouco

Vai ver é porque "estudar" não é a única coisa relevante pra ser bem
pago.

    Carlos> Sabem o que é pior sobre esse mercado marrom de TI:

    Carlos> - querem pagar mal, com contratos duvidosos via PJ ou
    Carlos> quarterizados

Pagam mal porque tem alguém que topa receber.

    Carlos> - tem altas taxas de turnover[1] e funcionários que não se
    Carlos> identificam com a missão da empresa (no geral, por falta de
    Carlos> motivação $$$)

Isso não é verdade, talvez em casos específicos sim, mas "no geral" não,
o que eu vejo na maior parte das vezes, são funcionários incapazes de
serem relevantes na empresa a ponto de conseguirem influenciar a
missão. Funcionários CLT costumam ser passivos, só fazem o que pedem,
não conseguem tomar decisões por conta própria (quem dirá acertar na
decisão), também costumam não assumir riscos (pra não perder a "mamata")
e tendem a ficar só esperando o contra-cheque do mês que vem. Se esse
contra-cheque for gordo, aí a passividade aumenta mais
ainda. Particularmente eu acho que esse lance de "não estou motivado
porque não sou bem-pago" é papo furado. Desenvolvedor bom escreve coisa
boa até de graça, vide CPAN.

    Carlos> - Praticam uma das 2 maneiras de gerar lucro: aumentar
    Carlos> receitas acima das despesas, ou cortar gastos abaixo das
    Carlos> receitas. Há relatos de empresas que cortam até café!

Ué, a empresa não tem obrigação legal nenhuma de te dar café, e se ter
café ou não é o que define o desempenho de um profissional, talvez tenha
alguns princípios a serem revisados. Se a única forma da empresa lucrar
mais com um profissional é cortar o café, me desculpe, mas tem algo de
errado com o profissional, por mais que a empresa seja "malvada".

    Carlos> - E ainda saem por ai dando entrevista pra
    Carlos> radio/TV/jornal/web dizendo que falta profissional de TI no
    Carlos> mercado. Falta mesmo é pagar bem.

Ninguém, no mundo inteiro, paga caro por algo sem ter uma garantia de
retorno visível, manter uma negócio funcionando requer uma relação de
simbiose entre funcionários e a empresa, e funcionários que enxergam
isso são raros sim. Faltam sim profissionais de TI que consigam enxergar
seu papel dentro de um negócio e que consigam dizer "se você me pagar R$
10.000,00 em um mês, você ganha R$ 15.000,00 no mesmo mês" e colocar um
plano no papel pra justificar a afirmação. Os que conseguem fazer isso
geralmente estão montando suas próprias empresas ou recebendo bons
salários.

    Tiago> a cultura de PJ não é exclusividade de TI, provavelmente por
    Tiago> isso que é tão comum, afinal se eu posso contratar engenheiro
    Tiago> via PJ, pq não um programador ?

    Tiago> agora nós trabalhos na classe menos articulada
    Tiago> possivel. duvido que um dia alguem aqui entre em greve, por
    Tiago> exemplo. por outro lado isso é bom pois ficamos livres de
    Tiago> algumas maracutaias.

Lógico, se não conseguem enxergar seu papel dentro de uma empresa que
paga alguma coisa, quem dirá dentro de uma comunidade espontânea que não
paga nada.

    Tiago> algumas empresas nem missão tem.

A maioria dos funcionários também não :)

    Tiago> ja tive café descontado da folha de pagamento de uma empresa
    Tiago> do RS. tenso.

Aí já é diferente, e se não me engano, é ilegal.

    Tiago> Só acho uma pena que o mercado nas startups no Brasil seja
    Tiago> ainda tão fraco. Tem poucas oportunidades boas e as boas
    Tiago> parecem sofrer como o diabo na cruz. Nos estados unidos
    Tiago> algumas pagam salarios realmente bons -- ter investidor é
    Tiago> outra coisa.

Olha, falando como sócio de uma startup, startup não é exatamente o
melhor lugar pra se conseguir salários bons porque os recursos são
limitados e o negócio não tem garantia de durabilidade. Geralmente quem
trabalha em startup precisa estar alinhado com os stakeholders para
apostar num futuro bom pro empreendimento e aí sim começar a ganhar bem.

    cleiton> po daniel , mais vc tem que concordar comigo que tem muitas
    cleiton> vagas , que pedem zilhooes de certificaçoes para pagar
    cleiton> 1,500 e por ai vai

Talvez seja porque tem zilhões de pessoas incompetentes/inexperientes
com certificações na mão?

    Alexei> defina "estudar".  se a sua definição é ter um monte de
    Alexei> certificações, a sua lógica está perfeita. para outras
    Alexei> definições possíveis, deixo como exercício ao leitor. uma
    Alexei> coisa é fato:  - a quantidade de papel (diploma,
    Alexei> certificação, xpto/whatever) exigida é inversamente
    Alexei> proporcional a soma de: a sua experiência no mercado e
    Alexei> vice-versa.

Exatamente :)

Além de quê, não existem certificações nem cursos para melhorar a sua
capacidade de tomar decisões, ter iniciativa e assumir riscos.

    Marcio> 2011/10/4 cleiton alves <cleitondebian em gmail.com>

    Marcio>     Uma coisa é classica , estuda-se muito e paga-se pouco

    Marcio> Ponto não é estudar, mas aplicar o que se sabe. Caso
    Marcio> contrário os  professores do ITA, MIT e Havard seriam os
    Marcio> mais ricos do mundo. o.O

Eu discordo, "implementar tecnologia" é *muito* diferente de "lucrar com
tecnologia".

    Solli> Pessoal, isto é RH ... a pessoa deve ter um backlog de 200
    Solli> caras para contratar... cada um com um monte de letrinhas
    Solli> estranhas. Então pega leve com a mulher.

E é esse tipo de percepção que se valoriza numa empresa, a capacidade de
compreender o trabalho envolvido como um todo, não só em casos
específicos. Já começamos errado com o recrutamento, talvez merecemos
receber R$ 1.500,00 por mês mesmo.

    hernan> Por acaso alguem ligou e perguntou ou negociou algo ?  Essas
    hernan> especulações marrons me dão nojo...  Se não tem coisa boa
    hernan> para falar melhor não falar nada.  Só vi comentários ruins,
    hernan> pessimistas e de péssimo gosto, lamento demais... da até
    hernan> vontade de sair da lista

Não exagera também, é importante saber criticar os contratadores. Se
você não souber fazer críticas ao negócio, vai ser bem difícil ser um
profissional rentável. Eu particularmente não acredito muito em vagas
que não oferecem um valor, já que muitas vezes isso é sinal de que a
empresa não tem um plano pra quem ela está contratando.

--
  Eden Cardim
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/