[SP-pm] Comparativos Perl vs Java

Ulisses IBIZ ulisses at ibiz.com.br
Sun Aug 14 07:21:29 PDT 2011

(Leonardo, gostei do seu depoimento)

como esta se falando de Perl, Java e de passado:

desde 199[89] e ate a alguns anos, atendiamos on-demand de solucoes mercantis e financeiras, com tudo feito em Perl. Havia decidido que Perl e sua cultura era o meio mais rapido, pratico e barato de atender o cliente. A equipe de desenvolvedores era muito boa, tanto tecnicamente qto em negocios e juntando  tudo isso ao Perl eramos 'imbativeis' em qualidade, timming, robustez, re-adequacao aos requisitos dos negocios e ... custo.

a cada novo CEO, CIO da empresa contratante, eramos questionados: vcs nao usam Java?
com o passar do tempo esses novos gerentes percebiam que era muito salutar nos manter, seja por conta da qualidade ou do custo, ou do legado...Mas inicialmente, sempre nos olhavam com desconfianca pela tecnologia escolhida.

Muita coisa que fizessemos ainda permanece rodando.

esses gerentes eram oriundos do mundo bancario (citi, banco real/santander, unibanco) que viam Perl como tecnologia de segundo nivel. Era preciso sempre mostrar que uma boa equipe com ferramenta de alta produtividade era o que eles precisavam. Mas a resistencia sempre estava presente.

on-demand agora e minimo. ainda mantemos Perl como core dos servicos que prestamos e agora o que conta e a qualidade do servico oferecido. ao mercado nao importa tanto como o fazemos e ninguem fica mais nos perguntando que tecnologia usamos.

emendando...

agora o que precisamos (minha empresa) sao ferramentas de altissima produtividade. Tanto Perl quanto Java, por si, nao oferecem. Eu disse altissima e nao alta produtividade - adianto que nao vou esticar esse assunto por mais que existam pessoas que nao concordem, com o que considero - obvio.

novas plataformas agile estao surgindo usando Java e mesmo .Net como codigo e plataforma de execucao e controle. Nenhuma com Perl.

pq sera q Perl nao sai do prompt? (tb nao vou esticar a conversa; apenas uma colocacao retorica).

Amo Perl e devo muito a ele. Agredeci pessoalmente ao Larry Wall por ele ter tornado a minha vida profissional muito mais easier e para minha surpresa, naquele momento, foi ele que se mostrou grato. Realmente uma excelente figura humana com uma missao ... cumprida.

(feliz dia dos Pais, reais e virtuais)

Ulisses
enviado via iPad