[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Hernan Lopes hernanlopes at gmail.com
Thu Jul 14 20:02:35 PDT 2011

catalyst é perfeito...
faz muito mais sentido que outros mvc por ai... alem de ser bem mais simples
e bem mais intuitivo... não tem aquele monte de diretórios para te deixar
perdido.
o manual explica muito bem.. óbvio que não explica como usar dbic a fundo, e
nem como usar formhandler a fundo mas isso a pessoa aprende conforme os
requerimentos aparecem.

depois de trabalhar com .net por 1 ano e pouco,
tive aula de struts na faculdade e te confesso que fiz o trabalho final em
um final de semana após a primeira semana de aula...
acabei indo estudar e trabalhar um pouco com COBOL em uma oportunidade de
estágio que me apareceu...
depois dessas experiências estava me formando em ciência da computação e o
assunto do momento eram "frameworks"
após diversas pesquisas, concluí que PHP tinha diversas opções de framework
e vagas de tabalho (aparentemente mais opções que as outras linguagens) e
fiquei na dúvida entre symphony e cakephp e catalyst. Devido aos manuais e
recomendações de conhecidos acabei escolhendo cakephp. Criei um site de
preços (wannabe buscapé) em cakephp. E, spiders(noob) em perl.

Após continuar ganhando experiência com perl e cakephp, foi inevitável
perceber que cakephp tb nao era o caminho. Symphony então, complicando de
graça (tem muitos termos desnecessários.. tipo elements, etc )..
Decidi entao encarar o desconhecido tal do catalyst no tal de perl ( que nao
mostra vagas de emprego nas buscas do google ) e que nao conhecia tao bem
quanto hoje.
Encarei o manual do catalyst... nao teve como voltar atrás... era perfeito,
tudo fazia sentido... na dúvida era tentar e 90% de chance de estar com o
raciocínio correto... ainda tem irc #catalyst com os coredev e várias
pessoas tirando dúvidas e respostas comuns a todo momento e que me serviram
e servem muito como aprendizado.

pesquisei, pesquisei e pesquisei... nada de vagas...
Conclusao, para ter oportunidade de aprender eu teria que criar minha vaga
(ir atras de clientes, projetos para evoluir com perl).. e pagar as contas.
 fiz isso.

Após 3 anos, meu objetivo agora é aprender o restante dos 97% em perl para
poder me nivelar aos core-dev. ;)

catalyst é demais!
perl é demais, a comunidade é demais!

Só as trolagens que são de menos!