[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Thu Jul 14 10:47:56 PDT 2011

On Thu, Jul 14, 2011 at 11:17:09AM -0300, Eden Cardim wrote:

>     Nelson> O lema do Catalyst parece ser: "complex things easier -- even if easy
>     Nelson> things become more complex". :)
>
> Cara, depois de eu perder 3 horas explicando e debulhando o problema,
> não acredito que estou recebendo de novo uma resposta sem objetivo.

Minha visão sobre isto:

O problema de sintaxe é tão sem sentido para mim, ou eu não estou conseguindo
'pegar', e os exemplos do Eden foram muito objetivos e ilustrativos, mas
tenho algo a incluir.

É interessante de ver comunidades fortes dentro do Perl se dividindo,
trabalhando no mesmo objetivo e disperdiçando esforços. Na minha visão, o
PHP por exemplo é muito mais unida como comunidade pq tem o Wordpress e
todos estão no geral trabalhando para seu crescimento e manutenção.

# Que se exploda a sintaxe do PHP... do Catalyst e do Mojo....

Veja, cada um faz o que quiser, e a comunidade Perl tem esta caracteristica
neste assunto pontual, há objetivos semelhantes e todo mundo tocando seu
barquinho, mas qual o sentido disto ?

Em relação ao Mojo eu acho uma idiotice tocar um projeto para rescrever até
o módulo de JSON por exemplo, mas enfim.. cada um faz o que quiser, existe
um módulo para isto que já foi desenvolvido por muitos anos, e esta maduro,
pq reinventar uma roda e deixar ela quadrada ? Qual o objetivo ? Parece
que o problema não é só criar uma alternativa sem objetivo para comunidade,
qual o retorno ? Falar que o Mr. X fez um framework e esta na mídia, pq
não escrever uma extensão em cima de um dispatcher já consolidado com a
nova sintaxe proposta, se o problema é só sintaxe ? Pq re-escrever tanto
código ?

Veja, o problema não é ter um projeto de sintaxe diferente, mas é criar
muito código 'sem sentido' e não dar um retorno para comunidade, como o
que poderia ser..

O ideal seria termos comunidades dividas e trabalhando de forma junta, mas
isto é pedir demais ? Claro que é, cada um faz o que quiser.

Mas confesso que é engraçado de ver algumas pessoas falarem sobre popularidade
do perl, ou até mesmo criticarem e estarem neste oba-oba por projetos como Mojo.

Sejamos objetivos, talvez este foi o recado que o Eden quis passar. :-)

Abs,
-Thiago Rondon