[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Jul 14 08:19:48 PDT 2011

> Bom, desisto, já mostrei código que desprova o que você falou, já dei o
> kickstart no Catalyst::Lite e já mostrei cases. Você insiste no mantra
> de que "precisa ser simples" mas não me dá uma resposta objetiva que dê
> pra transformar num requisito de software, por esse mesmo motivo eu
> mando embora clientes que pagam bem. Acho que agora o que eu preciso
> fazer mesmo é parar de discutir e ir escrever código por tentativa e
> erro.

Concordo, a discussão já foi longe demais.

Quando eu concordei que o código que você postou era similar, eu fiz a
ressalva de que a sintaxe faz uma baita diferença.

Eu até citei o exemplo do Lisp, mostrando como uma linguagem
poderosíssima pode ser sub-utilizada por causa (entre outros fatores)
da sintaxe. Quão poderosa é Lisp? De acordo com o Larry Wall: "Perl 6
is Lisp with a decent syntax, and minus a lot of assumptions about how
lists should be represented". :)

E o que é uma sintaxe "decente", afinal? Difícil de explicar, mas
fácil de mostrar. Compare, por exemplo:

  get '/:foo' => sub {
      my $self = shift;
      my $foo = $self->param('foo');
  }

Com:

  sub foo : Chained('/') PathPart('foo') CaptureArgs(1) {
      my ( $self, $c, $foo ) = @_;
  }

Para concluir, só quero repetir o que disse mais de uma vez nessa
thread: o Catalyst::Lite é uma ótima iniciativa, e pode se tornar uma
das portas de entrada para o Catalyst -- só espero que o projeto siga
adiante!

[]s

Nelson