[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Jul 14 01:38:43 PDT 2011

>    Nelson> Que tal nos perguntarmos porque é que o PHP é tão popular? O
>    Nelson> que é que nós podemos aprender com ele?
>
> Você tá fazendo a pergunta depois de eu ter dado a minha resposta. :)

Pois é. Faltam aplicações.

Mas por que faltam aplicações? Não creio que seja porque um
desenvolvedor decidiu criar um novo framework.

A diferença mais importante, entre PHP e Perl, é que é trivial começar
uma aplicação web em PHP. Se ela for bem-sucedida, é possível ser
mantida. "Easy things, easy; complex things possible".

O lema do Catalyst parece ser: "complex things easier -- even if easy
things become more complex". :)

O resultado é que o desenvolvedor precisa de algumas semanas, se não
meses, até ser capaz de compreender todas as opções que estão a sua
disposição.

>    Nelson> Quem decide o que é útil? Quem decide o que é melhor?
>
> Por isso que eu estou querendo descobrir qual parâmetro está sendo usado
> pra fazer essa avaliação. Não dá pra decidir baseado no argumento de que
> é "mais simples" e "é melhor".

Se o nosso critério de sucesso for "número de aplicações
desenvolvidas", creio que a simplicidade é um objetivo a ser
perseguido.

> [...]
> forma não muito diferente do mojo/dancer e manobrar pruma coisa mais
> sofisticada se precisar. Como engenheiro e desenvolvedor, isso me dá
> mais espaço pra manobrar à medida que o projeto evolui. Como
> desenvolvedor/contribuidor de desenvolvimento de frameworks web, Eu
> estou legimamente interessado em achar respostas. Talvez eu deveria
> inverter a pergunta. Porque o mojo é marketeado como "sendo adequado
> para aplicações simples"? Porque não serve pra "aplicações grandes"?
> Qual o cenário onde o Mojo não serve e porque?

Não acho que ele seja apenas "marketeado" para aplicações simples; ele
foi *projetado* com esse objetivo.

E isso não quer dizer que ele não seja adequado para aplicações
grandes! A maioria das aplicações grandes começam pequenas.

É isso o que talvez falte ao Catalyst: permitir que o programador
comece com um "Hello, world!" e avance até a dominação mundial. :)

[]s

Nelson