[SP-pm] Validar session no Catalyst

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Jul 13 22:06:12 PDT 2011

2011/7/14 Eden Cardim <edencardim at gmail.com>:
>    Nilson>   method foo ($arg) {
>    Nilson>       $self->blablabla($arg)
>    Nilson>   }
>
> Taí uma vantagem do javascript :)

Sei não... lembro que lá atrás, apanhei bastante até entender a
aparente bagunça que ele faz com o "this". Sem contar que não é
simples de se utilizar funções com número de parâmetros variáveis.
Ainda acho que a sintaxe do perl5i superior.

> É trivial do ponto de vista de implementação, tá virando mantra já, não
> precisava reimplementar o framework todo pra fazer reajustes na sintaxe,
> era só criar outro dispatcher.

Você já parou pra pensar que muita coisa open-source surge simplesmente for-fun?

Não sei se esse foi o caso do Dancer, mas como desenvolvedor, é muito
mais divertido reimplementar tudo do zero, fazendo do jeito que você
bem entender, do que ir lá, estudar os internals do Catalyst e aí
fazer algo sobre aquilo. Isso é muito mais chato e se alguém não
estivesse me pagando pra fazer isso, eu acho que provavelmente não
teria paciência. Por diversão, eu reinventaria a roda inteira.

Muitas vezes, o resultado final não presta pra muita coisa séria.
Outras vezes, sai algo de bom. Como eu disse, não sei como o Dancer
surgiu, mas pode ter sido algo nessa linha.

> Engraçado, a impressão que eu tenho dele é de que ele é o patinho feio
> dos 3. O código é bem ruinzinho e a abordagem usando exports limita
> bastante o que dá pra fazer com ele além de propaganda, além de ficar
> uma mistura de OO com procedural que é bem chatinho de
> estruturar. Experimenta escrever testes unitários pra ele e vê onde você
> vai parar.

Testes unitários pro meu projeto for-fun? Temos conceitos diferentes
de diversão. ;-)

Eu vejo muito mais "buzz" do Dancer por aí. Sinceramente, nunca peguei
essa impressão de "patinho feio", pelo contrário. O "patinho feio" me
parece ser o Mojolicious, basta ver o tom dos comentários que surgiram
na época da aquisição daquela startup lá pela ActiveState.

Ao utilizar o Dancer, esbarrei em algums limitações técnicas que
sugeriam falta de maturidade, isso é verdade (problemas relacionados a
reverse proxy, rodando starman atrás de Apache). Mas foi simples de
resolver. Contando a curva de aprendizado + o desenvolvimento, gastei
pouco tempo a mais do que gastaria se tivesse feito em Catalyst, que
já conheço. E me diverti mais, eu confesso. Até olhei pro lado do
Mojolicious também, mas não gostei. Não sei se é a documentação que é
ruim ou se tem algo de estranho mesmo.

Mas vende, não vende? =P

-Nilson