[SP-pm] [OT] Empreender

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Mon Jun 20 02:22:04 PDT 2011

    Eduardo> # Quanto a criar produtos, é assertivo fazer uma pesquisa
    Eduardo> de mercado, ou ter ja idéida do que o mercado precisa. É
    Eduardo> preciso ter ciência do quanto é preciso para se criar o
    Eduardo> produto e colocá-lo no mercado. Não adianta ter um produto
    Eduardo> top e não ter verba ou meios de levar o produto até o
    Eduardo> cliente, ja que por você “ser novato”, os clientes ainda
    Eduardo> não vêm até você.

Depende muito do objetivo, eu acho. Se for um produto inovador, a única
forma de saber se vai dar certo ou não é sentar a bunda na cadeira e
executar o projeto.

    Eduardo> # Quanto a criar novas features, depende. No meu caso,
    Eduardo> vendo software de automação, ERPs em geral, o software
    Eduardo> lógicamente teve uma versão inicial. Porém através de
    Eduardo> Scrum, nós vamos atualizando, implementando novas
    Eduardo> features. Os Sprints são peródicos, geralmente mensal, e
    Eduardo> são planejados de acordo com os pedidos dos clientes (o
    Eduardo> feedback do cliente é algo muito importante) e de acordo
    Eduardo> com o que o mercado vai pedindo.

    Eduardo> Meu medo hoje, é investir tempo ou verba no treinamento de
    Eduardo> terceiros (colaboradores) e isso nao valer a pena.

Uma realidade bastante conhecida do mundo da economia é que os
investimentos de risco geralmente são os melhores.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/