[SP-pm] Teen sells Perl cloud startup to ActiveState

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Jun 15 08:24:54 PDT 2011

    Tiago> Aproveitando para mudar um pouco de assunto mas dentro do tema.
    Tiago> Qual seria a melhor forma de fazer deploy do Catalyst (ou Dancer, ou
    Tiago> Mojo) em produção? Eu poderia instalar via .deb ou .rpm OU preciso
    Tiago> instalar todos os pacotes "na mão"? Dentro das dependências do
    Tiago> Catalyst tem algo que existe build essencials (gcc)?

<snip>

    Tiago> Não vejo como o CPAN poderia resolver o meu problema e estou inclinado
    Tiago> a gerar RPMs (preferia gerar .deb mas fazer o que...). Sinto que estou
    Tiago> olhado o problema pela perspectiva errada, mas começo a concordar que
    Tiago> servidor de produção não deve ter gcc ou build-essencials e utilizar
    Tiago> multiplos gerenciadores de pacotes num ambiente sem a disciplina de
    Tiago> gerência de configuração (pelo menos começamos a usaro Puppet! um
    Tiago> passo de cada vez...) é complicado para dizer o mínimo.

Sim, o Catalyst depende do Moose, que é otimizado com XS. Mas você só
precisa fazer o build uma vez por arquitetura e depois distribuir com
rsync, rpm, ou whatever.

O problema é que ops é algo muito específico de cada sistema então não
dá pra automatizar direito. Talvez uma solução usando a mesma abordagem
do Inline::C, que compila e cacheia on-the-spot seja uma alternativa, aí
é só ter o build-essentials no cluster e pronto. Eu particularmente acho
que soluções assim merecem mais tempo de dev do que ficar escrevendo N
frameworks web diferentes pra resolver o problema.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/