[SP-pm] Teen sells Perl cloud startup to ActiveState

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj at gmail.com
Wed Jun 15 07:27:15 PDT 2011

Aproveitando para mudar um pouco de assunto mas dentro do tema.

Qual seria a melhor forma de fazer deploy do Catalyst (ou Dancer, ou
Mojo) em produção? Eu poderia instalar via .deb ou .rpm OU preciso
instalar todos os pacotes "na mão"? Dentro das dependências do
Catalyst tem algo que existe build essencials (gcc)?

Pergunto pq eu trabalho fazendo deploy em maquinas CentOS e sempre
tenho que fazer RPMs para fazer deploy de aplicações em Perl mas todos
eram scripts standalone ou serviços rodados via crontab.

Atualmente estamos usando para web Python, Ruby e Java e em cada um a
gerência de pacotes é estressante: no caso do Python podemos utilizar
o pip mas recentemente tivemos uma divergencia com a versão de libcurl
que consumiu 2 dias inteiros. Com rubygems ocorre a mesma coisa e Java
ficou abandonado (com todos os jars no mesmo diretorio... adivinhem o
que acontece? ClassLoaderHell! mas isso é erro de projeto...).

Não vejo como o CPAN poderia resolver o meu problema e estou inclinado
a gerar RPMs (preferia gerar .deb mas fazer o que...). Sinto que estou
olhado o problema pela perspectiva errada, mas começo a concordar que
servidor de produção não deve ter gcc ou build-essencials e utilizar
multiplos gerenciadores de pacotes num ambiente sem a disciplina de
gerência de configuração (pelo menos começamos a usaro Puppet! um
passo de cada vez...) é complicado para dizer o mínimo.

Sugestões?