[SP-pm] Teen sells Perl cloud startup to ActiveState

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Jun 14 16:11:13 PDT 2011

On Tue, Jun 14, 2011 at 07:40:36PM -0300, Andre Carneiro wrote:
> Por favor, nada de flames por bobagens como essa q eu escrevi...

Andre,

Olha, este papo de depedencia é bem complicado de argumentar, vou
colocar aqui minha visão sobre isto e um exemplo com o próprio
Mojolicious.

Mas, o simples fato de ter depedencia não é um problema, e porque não
é um problema ?

1 - Você esperar um pouco mais para instalar não é um problema.
2 - Você só vai instalar uma vez, ou em algum deploy.
3 - Você esta adquirindo um conhecimento e materia prima desenvolvida.
4 - Você esta na maioria dos casos como 'deploy' usufruindo de testes novos.
5 - Maturidade, código utilizado e compartilhado por mais ambientes.
6 - (...)

E quando pode ser um problema ter dependencias ? Na minha opinião,
apenas quando você esta utilizando um módulo mal escrito,
e para isto é importante que você saiba onde esta pisando, saber
da qualidade das dependencias é importante.

Por isto criar componentes e abstrações pode ser uma boa saída para
que isto fique mais saúdavel, veja por que alguns módulos hoje são
mais utilizados, tais eles como o DBI que é uma camada para os bancos
de dados, o AnyEvent que é uma camada para os módulos de evento, o
Cache que é abstração para os módulos de cache.

Por exemplo, veja o exemplo do Cache: http://lmctfy.org/Cache/

Veja que existem vários módulos que seguem esta mesma interface, e
isto ajuda o ecosistema dos módulos de cache serem mais saúdavel e
funcionarem de forma orgânica. (edenc++ pela expressão).

Não quero jogar pedras, mas apenas explicar por que o argumento
de dependencias e falta de componentes fazem falta em um framework
e por que na minha humilde opinião acredito que ele deva melhorar
com o desenvolvimento:

https://github.com/kraih/mojo/commits/507ece232a8975d1626263cc4d875f13148fa1e7/lib/Mojo/JSON.pm

Existem módulos de JSON que são utilizados por muitos outros módulos,
frameworks e etc... já prontos e com uma perfomace muito aceitavel (JSON::XS).

Porém, por algum motivo (alguém sabe pq ?) o pessoal do Mojolicious
resolveu escrever o seu próprio, veja a quantidade de bugs que eles
estão arrumando ainda. (vide histórico)

Vale apena re-inventar a roda neste caso ? Para você não ter mais uma
dependencia (para o JSON neste caso), existe um módulo novo sendo utilizado
e com bugs "já velhos" sendo consertado o tempo todo ?

Agora fica minha pergunta, neste caso dependencias é bom ou ruim ?

Abs,
-Thiago Rondon