[SP-pm] Equinócio 2011 - 2o. Parte - Sugestão de Tópicos

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Mon May 30 22:20:43 PDT 2011

Pessoal,

É comum sermos questionado sobre 'o que escrever' no equinócio, por este
motivo tomei a liberdade de criar uma lista de sugestões de assuntos
interessante para o tema Perl Moderno. Aqui temos apenas uma sugestão, então
sinta-se encorajado a incluir outros tópicos ao recomendado aqui.

Infra-estruturaAbordar instalação do Perl em ambiente controlado para a
aplicação, ou a distribuição in-box do aplicativo.

   - Perlbrew

Mostrar como é possível distribuir aplicação in-box com o Perlbrew, quero
informar como este desejo vem sendo abordado ao longo do tempo com o PAR,
local::lib e agora com o Perlbrew

   -

      sugestão: como montar um “ambiente Perl” do zero, com perlbrew e
      local::lib e como atualizá-lo em partes. (por exemplo, trabalho com
      local::lib aqui, mas ao tentar rodar o cpan no perl 5.14.0 (pelo
perlbrew),
      já deu pau)

   - App::Rad

Não temos nada escrito sobre este cara, e é um assunto muito interessante.
Tem uma abordagem muito diferente do usual para desenvolvimento de script
(estou utilizando script na definição do Larry Wall) e tem um potencial
enorme. Seria interessante explicar como funciona os plugins, escrever algo
sobre uma interface para texto (além do já existente para linha de comando)

   - Programa como servidor

Temos várias threads sobre como desenvolver sistemas como servidores, e acho
interessante abordar os novos módulos que facilitam este trabalho. Tenho um
excelente livro que pode mostrar como fazer na unha este trabalho e comparar
com os bons módulos no cpan.

Sugestão de autor : André Carneiro

 Práticas e Estilo de Programação Mostrar o estilo moderno de programar em
Perl.

   - Threads

Isto sempre é um assunto recorrente na lista. Este artigo deveria explicar
como funciona a programação orientada a threads, as questões de semáforos,
dead-lock, diferença com forks, diferenças entre os vários modelos de
threads (no SO, emuladas, etc.)

Este assunto é muito extenso e tem possibilidade de ser explorado entre 2 ou
3 artigos.

   - Moose

Não encontrei nada sobre Moose nos artigos do equinócio. Este é um assunto
rico e acho que poderia ser abordado em três níveis, sendo o básico,
intermediário e avançado.

Sugestão : russoz tem interesse em escrever este artigo como co-autor

   - Dist::Zilla (esse artigo já é meu ;-)) (@russoz)
      - Testes “padrão” para autor e para release (inclui o Perl::Critic
      abaixo, mas não detalha o mesmo)
      - revamp do artigo de Dist::Zilla do equinócio de Mar/11

Sugestão : russoz como autor

   - Pod::Weaver (é meu também, e vai de mãos dadas com o Dist::Zilla)

Sugestão : russoz como autor

   - perl5i
   - Perl::Critic e Perl::Tidy (Perl Modern Style)

Mostrar o que é, e como utilizar o Perl::Critic. Importante mostrar como
configurar o ~/.perlcriticrc e os comentários para desabilitar críticas
pontualmente no código.

Considero estes dois módulos como referência para o Perl Modern Style.
Mostrar a integração destes módulos com editores de textos (VIM, Emacs)

   - Interessa falar sobre testes? (TDD, DDD ?)

sugestão de autor : @garu

   - CPAN

Não há artigos sobre o uso do CPAN no sentido de como acha um bom
módulo, testers.cpan.
Eu perdi a palestra do Brian no workshop, mas creio que ele fez uma
boa explanação
sobre o CPAN

Web

Este tema é muito rico e pode ser explorado de diversas formas, e também
acredito que é o assunto de maior potêncial para o Perl Moderno por ganhar
escala na utilização, normalmente será utilizando num ambiente amigo (Unix
like) e com a empresa dot Cloud se mostrará um ambiente interessante para a
entrega de soluções Perl em Cloud.

   - Interface com o cliente

Seria interessante abordar duas coisas neste item. Primeiro é sobre os
templates engine, Template::Toolkit e seus concorrentes. E o segundo item é
sobre a integração do Catalyst/Mojolicious com os frameworks de web rich
(DHTMLX, ExtJS, etc). Seria muito bom mostrar como funciona tudo isto em um
artigo (ou vários)

   - Transferência de dados (Websocket, JSON, etc)

Comunicação entre o cliente e os servidores.

   - OWASP

Acho muito interessante pegar os tópicos do OWASP[1] e mostrar como fazer em
Catalyst/Mojolicious. Tem um material interessante mostrando o Rail[2] com o
OWASP, e eu acho que poderíamos fazer o mesmo com Perl. Acredito que
traduzindo em artigos os tópicos do OWASP Guide[3] seria uma excelente
maneira de ensinar Catalyst/Mojolicious para pessoal.

Persistência de Dados

Explorar mais informações sobre persistência de dados. Já temos artigos
abordando o DBIx::Class, inclusive dois excelentes do Eden mas acredito que
podemos explorar mais ainda este assunto. Talvez possamos apresentar algum
outro método de ORM além do DBIx::Class, ou construir Best Practices no
DBIx::Class, ou partindo para tópicos mais avançados tomando como base o que
já foi escrito.

   - Mongoose

Abordar como expandir uma classe Moose para a persistência em MongoDB com
apenas uma alteração no código. Informar como ocorre o relacionamento entre
as classes e como isto repercute no armazenamento e manutenção dos dados;

   - Rose::DB
   - XML

[1] https://www.owasp.org/index.php/Category:OWASP_Top_Ten_Project
 <https://www.owasp.org/index.php/Category:OWASP_Top_Ten_Project>[2]