[SP-pm] Apresentando-me

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Sat May 21 06:10:48 PDT 2011

Rafael,

Em 21 de maio de 2011 01:50, Rafael <design.silveira em gmail.com> escreveu:

> Obrigado mais uma vez a todos pela resposta.
>
> Enfim gente, como havia sido dito aqui, realmente porta diferente da 80 o
> nosso amigo AJAX encara como crossdomain.

Bom, sem ainda saber exatamente o que vc está fazendo, posso chutar que você
está acessando a página X e tentando, via XMLHttpRequest acessar dados que
estão no servidor Y. Se for isto, você está entrando numa ambiente
complicado pois os navegadores vão bloquear este comportamento[1]. A minha
maior recomendação é não fazer isto na unha e utilizar um framework com
suporte a JSON.

Mas de qualquer forma, parece que não poderei usar HTTP (já que é baseado em
> TCP). Preciso de um servidor de baixa latência (UDP), terei que criar um
> protocolo do zero baseado em UDP, e tentar achar uma forma de comunicar com
> o navegador. Talvez WebSockets funcionem, porém não estão implementados
> ainda. A opção seria emula-lo com o flash, mas eu não curto muito tecnologia
> flash (já até encontrei uma biblioteca pronta para isso).

Baixa latência e confiável na Internet são como água e óleo. Se você estiver
utilizando o navegador como cliente, o negócio fica muito pior, e eu entro
numa sessão de filmes da Xuxa em pensar que isto tudo está implementado em
Flash. Cara, o que vc está fazendo ? Um homebroker ? Nem as bolsas de
valores, que são fanáticas por latência (e escrevo isto com conhecimento de
causa por que trabalho com elas) entraram nesta e preferiram a estabilidade
do TCP do que a "velocidade"/latência do UDP. O resumo do UDP é : serviços
onde o consumidor é tolerante a perda de dados, tipo stream/voip.

Pare um pouco e critique se realmente latência é um requisito forte para o
teu ambiente, ou um desejo de algum gerente/cliente maluco. A quantidade de
coisa que você terá que fazer manualmente é muito grande e certamente com um
risco enorme. Você terá que criar servidor estável e escalável (afinal, não
vai ficar legal ser o teu servidor o responsável pela latência do teu
ambiente), com toda a lógica de ordenação e tratamento de perda de pacotes,
entre outras coisas, e sem os possíveis benefícios de frontend de cache do
mercado.

> Mas obrigado pela colaboração de todos. Vou dar uma procura no histórico da
> lista e ver se encontro algo.

Nem precisa procurar, estes ingredientes são inéditos ....

E obrigado Solli, vou ver como funciona esse AnyEvent e o Mojolicious.

estamos sempre as ordens ...

[1] http://afronteirafinal.com/jsonp-e-o-ajax-crossdomain/