[SP-pm] GoNow: Thiago Rondon apresenta Para onde foi o meu dinheiro no II São Paulo Perl Workshop

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Fri May 13 14:06:04 PDT 2011

Em 13/05/11 10:30, Marcio Ferreira escreveu:
> Já que o Thiago "Maluco" não se promove, nós o promovemos :P
>
> Matéria no blog da gonow sobre a palestra de OpenData do maluco

Opa,

Eu fiz uma apresentação[1] no uruguai sobre o site
"http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br" e o projeto "opendata-br"
com a proposta de falar como uma sociedade pode aproveitar dos dados
abertos governamentais, e tudo correu bem. Alias, lá eles estão muito
mais preparados do que nós para conseguir implementar soluções em
opendata, o governo apoia não apenas com esforço voluntário dentro do
governo, mas também com leis e repositórios visuais[2]. Existe já leis
especificando os dados que devem ser distribuídos em formatos abertos, e
o resultado que a quantidade de dados que há lá, e que são abertos, é
muito interessante. O problema deles agora, é conseguir movimentos
dentro da sociedade para aproveitar destas informação, é o inverso que
esta ocorrendo aqui no Brasil.

O evento foi organizado por uma agencia chamado 'AGESIC'[3], no qual um
dos objetivos é oferecer suporte a integração de comunicação via
tecnologia entre a sociedade e o governo, e trabalhar para que o governo
eletrônico funcione melhor. E o trabalho deles é muito significativo, eu
tenho medo de sugerir que poderíamos ter algo semelhante no Brasil, pois
isto pode parecer mais gasto, e não sei se teria alguma diferença na
prática do que esta acontecendo aqui.

Pois o governo na prática, só faz o que esta na lei. E a sociedade faz
tudo que a lei permite, e isto gera uma tremenda diferença de força de
trabalho. Hoje, dentro do governo brasileiros existem técnicos dispostos
a trabalhar com opendata, mas eu tenho a sensação que ainda é de uma
forma "voluntária", ou seja por que alguns querem. Não há uma lei
dizendo que eles devem fazer isto e suas funções são estas.

Um exemplo, é o grupo INDA [4] (grupo de infra estrutura de dados
abertos) que esta trabalhando e pretende oferecer em médio-longo prazo
um repositório visual dos dados que estarão dispostos pelas diversas
esferas do governo.

Eu fiz uma apresentação junto com o Pedro Markun da Transparência
Hacker[5], e tive a oportunidade de conhecer grupos da sociedade em
outros paises, como Peru, Chile, Espanha e etc. No qual aqui no Brasil
há uma boa comunidade mobilizada em torno da cultura livre, e esta
fazendo um barulho muito interessante para que leis sejam aprovados
referentes a dados abertos, leis de direitos autorais e etc. Alias, eles
tem alguns projetos interessantes para visualização de informações que
já são oferecidas pelo governo, não apenas no setor financeiro, mas
também na aprovação de leis, acompanhamento de processos dentro do
governo e etc.

O site para onde foi o meu dinheiro, foi desenhado em cima da lei de
diretrizes orçamentárias no qual ela é muito interessante para ser
explorada, e o próximo passo do projeto é montar uma plataforma para que
qualquer organização do governo possa colocar os dados no site. Pois,
como é uma lei orçamentária, todas as organizações devem prestar contas
conforme esta lei, o que facilita a criação de um vocabulário em comum
na questão de prestação de contas.

Nosso maior problema, é a atualização dos dados e a criação de um
vocabulário realmente completo sobre a lei, e este é o trabalho do INDA
GT4(Grupo de trabalho 4, que coloquei o o link [4]), que tem como
objetivo trabalhar as ontologias que serão utilizadas como boas práticas.

Eu estou analisando agora os dados do estado de São Paulo [6], que estão
disponíveis em web service, e quero inserir estes dados na nova versão
do para onde foi o meu dinheiro, para colocar como exemplo, que qualquer
estado, município, secretária, empresas do governo possam adicionar seus
dados lá.

Eu vou apresentar o resultado deste trabalho no FISL[7] este ano,
seguido de um mini-curso sobre como a sociedade pode efetuar o /input/
de mais informações de orçamentos dentro da plataforma
paraondefoiomeudinheiro.com.br, e também conseguir contribuidores para a
elaboração do código e dos 'adaptadores'.

'Adaptadores' é no grosso modo, os scripts que vão converter
webservices, csv, e qualquer arquivo para o formato que estou
trabalhando agora dentro do website. Pois não temos um padrão técnico
estabelecido ainda para que os dados sejam liberados, e isto deve
acontecer no mínimo julho/2012 segundo o INDA. Enquanto isto, nós vamos
aproveitando o que esta no ar, e adaptando o trabalho de conversão de
estrutura de dados "manualmente".

O site foi desenvolvido utilizando o framework para web Catalyst, e com
o DBIx::Class::Tree[8] no qual facilitou muito o desenvolvimento do
protótipo, o website ainda tem um código que é um lixo, mas com o
conjunto de ferramentas que o CPAN oferece, eu consegui acelerar muito a
prova de conceito que precisava. Na parte visual, eu utilizei
bibliotecas desenvolvidas pela OKFN[9], e HTML5.

Esta semana conversei com o Friedrich Lindenberg (criador do site
http://wheredoesmymoneygo.org) e Lucy Chambers. ambos da OKFN (que estão
efetuando um trabalho muito bacana, que é criar um grande store de
datasets mundiais de gastos governamentais, e a ideia é que os dados
armazenados no paraondefoiomeudinheiro vão para lá de forma trivial,
assim poderemos efetuar comparações do nossos gastos com outros países.

Quem tiver interesse em contribuir com o projeto, foi criado uma
lista[10] - que ainda é pouca movimentada -, para tratar do projeto e
trocar ideias, assim como há um canal #opendata-br na rede irc.perl.org.

Abs!
-Thiago Rondon

[1]
http://www.slideshare.net/thiagorondon/datos-abiertos-gobierno-y-la-sociedad-en-conjunto