[SP-pm] [OT] Apresentação

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj at gmail.com
Sun Apr 17 07:37:54 PDT 2011

Carlos,

Visivelmente existe uma diferença de maturidade entre varias
comunidades, mas não sei se dá pra isolar apenas na linguagem,
framework ou "anos de experiência".

Um bom exemplo é Java onde vc pode encontrar programadores
excepcionais no meio de uma galera que faz classes com getters &
setters na mão (mesmo com a IDE possibilitando fazer isso) achando que
é OO.

Uma coisa maneira que percebi é que o grande grupo de programadores
Java partiu para a concepção de novas linguagens que rodam sob a jvm,
enquanto Ruby e Perl (e lisp, etc) utilizam a linguagem por si só para
fazer algo diferente, como é o caso do Moose. Isso ja traz uma grande
vantagem que é: uma vez que vc domina a linguagem e suas APIs, o
caminho está pavimentado. Como o dominio de Perl está ligado a vc não
apenas compreender a linguagem como vc ter contato com outros
programadores, é um prato feito para criar uma comunidade coesa, ainda
mais quando não existe Hype.

my 2 cents

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772